TAGV-Espaço Curricular – quando a sala de aula é na sala do teatro

O programa permite a alunos da Universidade de Coimbra assistirem de forma gratuita a eventos programados pelo TAGV.

02 outubro, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

Todos os estudantes da Universidade de Coimbra (UC), de qualquer curso ou seminário em funcionamento, têm agora a oportunidade de assistir gratuitamente a eventos no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em contexto de aula e de forma gratuita. O TAGV – Espaço Curricular é uma sala fora da sala de aula e a nova aposta do teatro. De acordo com o diretor do TAGV, Fernando Matos Oliveira, o obejtivo passa por articular “a programação artística e reforçar o projeto pedagógico do TAGV com o ensino na UC”.

“O TAGV tem vindo a fazer um esforço para trabalhar o sentido da expressão UECAF, ou seja, uma Unidade de Extensão Cultural e de Apoio à Formação, de um modo mais amplo e reforçando a componente de apoio a formação”, continua Fernando Matos Oliveira. Na primeira edição do TAGV – Espaço Curricular, e até dezembro, o programa inclui “um conjunto de eventos que os alunos, de qualquer curso ou qualquer seminário em funcionamento na UC, podem assistir gratuitamente”. Para isso, explica o diretor do TAGV, é necessário haver um contato prévio, “enquanto turma, com o pedido do dia e do evento”, através do docente.

Quanto ao tipo de iniciativas disponibilizadas, Fernando Matos Oliveira desvenda que se procura “articular os eventos que são de música, teatro, de debate público ou apresentação de livros, com um conjunto de palavras-chave, que por sua vez fazem mediações disciplinares com o direito, com a economia, com as transformações sociais ou as migrações”. O objetivo é que “a comunidade académica possa ter uma proposta diversa”.

Mas o TAGV – Espaço Curricular quer ir além dos espetáculos. O responsável sublinha a possibilidade de “viabilizar conversas antes ou depois de um espectáculo, um trabalho de workshop, a ida de um artista à sala de aula”. “No contexto do espaço curricular, é possível ampliar a ideia de sala de aula”, afirma.

Mais informações disponíveis aqui.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe