UC lança programa de financiamento de projetos de investigação interdisciplinar para a era pós-Covid-19

23 junho, 2020≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A Universidade de Coimbra (UC) acaba de lançar um programa de financiamento de projetos de Investigação interdisciplinar que respondam aos desafios da sociedade na era pós-pandemia de Covid-19. O programa “Projetos Semente de Investigação para a Era Pós-Covid-19: para uma sociedade mais sustentável, resiliente e justa”, com o patrocínio do Santander Universidades, vai apoiar, com um total de 100 mil euros, cinco projetos no âmbito das Áreas Estratégicas da Universidade de Coimbra (Saúde; Clima, Energia e Mobilidade; Recursos naturais, Agroalimentar e Ambiente; Digital, Indústria e Espaço; e Património, Cultura e Sociedade inclusiva) e tendo presentes os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Será escolhido um projeto de cada área estratégica. Podem concorrer a este concurso de financiamento, dinamizado pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, investigadores da UC com o doutoramento concluído após 1 janeiro de 2010. As equipas de investigação devem ser constituídas por membros de, pelo menos, duas unidades investigação e desenvolvimento do grupo Universidade de Coimbra e respeitar o princípio da diversidade.

“Este concurso de financiamento tem como objetivo abordar a era pós-pandemia, de forma a tornar a sociedade mais justa, mais resiliente e mais sustentável. A meta desta iniciativa, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, é dinamizar projetos de investigação exploratórios, liderados por investigadores mais jovens da Universidade de Coimbra, que ao cruzarem áreas científicas distintas venham a gerar novo conhecimento com elevado potencial para o desenvolvimento de linhas de investigação inovadoras e interdisciplinares”, afirma a Diretora do III-UC e Vice-Reitora da UC para a Investigação, Cláudia Cavadas.

A fase de candidaturas ao programa “Projetos Semente de Investigação para a Era Pós-Covid-19” decorre entre hoje (terça-feira, 23) e 12 de julho. O regulamento e demais informações podem ser consultados em www.uc.pt/iii/Apoios.

 

Texto: Rui Marques Simões
Vídeo: Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe