UCareUClean é a marca de gel desinfetante criada por e para a comunidade UC

Ideia de estudantes de doutoramento do Departamento de Química da FCTUC já se traduziu em centenas de litros de gel desinfetante que está a ser distribuído pela Universidade de Coimbra.

05 novembro, 2020≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

No seio do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (DQ/FCTUC), há um grupo voluntário que tem produzido gel desinfetante, primeiro para a faculdade e, mais recentemente, para toda a UC.

A UCareUClean é uma marca registada de gel desinfetante produzido por e para a UC.

A ideia surgiu de uma proposta das estudantes de doutoramento Giusi Piccirilo e Andreia Gonzalez, do grupo de Catálise e Química Fina, ainda durante a primeira onda da pandemia quando “muitas das instituições não dispunham de anti-sépticos, nomeadamente álcool-gel, para minorar a propagação do vírus”.

“Este produto, com nome votado também no interior do grupo, é agora marca registada da UC (UCareUClean) e será, concerteza, o embrião para o desenvolvimento de produtos antisépticos inovadores”, garante a coordenadora do grupo, Mariette Pereira.

Alcool em gel UC

De acordo com o diretor do DQ/FCTUC, Alberto Canelas Pais, o desafio foi recebido em abril, como uma “manifestação de solidariedade”. “Desde aí, toda a FCTUC tem sido fornecida com UCareUClean”. Para o responsável, “mais de mil litros mais tarde só podemos congratular os estudantes e os membros deste grupo de investigação pela sua dedicação e entusiasmo”.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe