Um Alvazil, oito municípios e uma peça de teatro

18 setembro, 2014≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Dois episódios, uma só peça que vai percorrer oito municípios. “O Alvazil de Coimbra” conta a história de D. Sesnando e da criação da linha defensiva do Mondego. A cargo d’O Teatrão, Companhia Municipal de Teatro de Coimbra, o espetáculo de rua está inserido nas comemorações dos 950 anos do tempo de D. Sesnando.

“Tornar o território mais apelativo ao fortalecer a sua identidade cultural conjunta” é um dos objetivos da iniciativa, como explica o presidente da direção da Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego, Luís Matias. A peça está inserida no plano de promoção de espetáculos teatrais nos oito municípios da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.

A peça vai retratar a última aventura da companhia de teatro fictício “Faunos do Rio”, uma criação d’O Teatrão que surgiu em 2011. “O Alvazil de Coimbra” assume-se como “uma forma de convidamos o público a assistir a um espetáculo muito divertido e ao mesmo tempo promover a circulação e o conhecimento deste património inserido neste território”, destaca Isabel Craveiro, d’O Teatrão.

A peça está dividida em dois atos e a primeira parte pode ser assistida em Montemor-o-Velho, Soure, Pombal e Penela. Já o segundo ato pode ser visto na Lousã, Coimbra, Figueira da Foz e Miranda do Corvo. Pode encontrar mais informações aqui.

 

 

Sobre a Rede de Castelos e Muralhas do Mondego:
Composta pelos Castelos de Coimbra, Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penela, Soure e a atalaia de Buarcos, à linha defensiva do Mondego acrescentou-se mais tarde o Castelo de Pombal e o do Germanelo. A partir do património histórico e cultural, os espaços juntaram-se para a mobilização de dinâmicas conjuntas. A Rede engloba 12 entidades que compõem a Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego: Direção Regional de Cultura do Centro, Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, Instituto Pedro Nunes, Municípios de Coimbra, Figueira da Foz, Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penela, Pombal e Soure e a Universidade de Coimbra. mais informações aqui 
Partilhe