Um Cru-zzzz-arrrr de disciplinas em palco

A música, o teatro e a filosofia juntam-se para Cru-zzzz-arrrr, um espetáculo encenado por Adérito Araújo.

09 abril, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

“Cru-zzzz-arrrr é espetáculo que gera um cruzamento, como o próprio nome indica, entre pessoas, linguagens e disciplinas”, é assim que o responsável pela encenação, Adérito Araújo começa por explicar o evento que sobre a palco entre 11 e 13 de abril no Teatro-Estúdio da Bonifrates, no âmbito da 21.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

O espetáculo é o resultado do desafio lançado por Hélder Wasterlain a três músicos de elaborarem uma composição musical a partir da adaptação dramatúrgica da obra “Les rêveries du promeneur solitaire”, de Jean-Jacques Rousseau. “Nós temos connosco um músico congolês que vive em França que tem como desafio, usar a sua linguagem contestatária, porque ele é um homem da palavra, em conjunto com músicos e atores portugueses”, destaca Adérito Araújo. Em palco, juntam-se assim o slammer congolês Shabaaz Mystik aos portugueses João Fong e Alexandre Barros e o ator José Ribeiro.

A proposta do espetáculo é cruzar três disciplinas: a música, o teatro e a filosofia. “O trabalho aqui é tentar que essas energias e a cumplicidade entre os diferentes protagonistas possa resultar em algo interessante”, sublinha o encenador. “É evidente que existem dificuldades, a começar pela língua”, continua Adérito Araújo. O espetáculo, interpretado em Francês e legendado em Português, vai contar ainda com “a própria linguagem do artista do Congo, que vai usar o seu dialeto sem tradução”, explica o encenador.

“A própria história que cada um traz consigo e o cruzamento destas linguagens traz desafios interessantes e acaba por ser um estímulo”, conclui Adérito Araújo.

O espetáculo é uma co-produção entre a Associação Tarrafo, a Cooperativa Bonifrates e o Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra, e tem lugar nos dias 11,12 e 13 de abril às 21h30 no Teatro-Estúdio da Bonifrates – Casa Municipal da Cultura. As reservas podem ser realizadas através de email em reservas.tarrafo@gmail.com

Saiba mais sobre o evento aqui.

 

Conheça toda a programação da 21.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra aqui.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe