Uma onda sustentável na UC

19 setembro, 2014≈ 3 mins de leitura

O concurso Uma Onda EfS na Formação da UC insere-se na iniciativa Energia para a Sustentabilidade no âmbito do programa Campus Sustentável. O programa é direcionado a alunos de doutoramento ou mestrado da UC que estejam a realizar teses ou dissertações. “Queremos permitir que alunos que estão neste momento a fazer as suas teses ou dissertações, no âmbito de graduações dentro da universidade, possam submeter trabalhos que digam respeito ao campo do sustentável”, adianta António Tadeu, docente do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (DEC-FCTUC).

“O campo sustentável é muito transversal dentro das áreas do saber”, continua o docente que foi júri na primeira edição do concurso Uma Onda EfS, “é um concurso que acaba por estar aberto a toda a comunidade académica”, refere. A segunda edição do concurso pretende “fomentar e dinamizar a comunidade académica – alunos e professores – para questões que dizem respeito à energia para a sustentabilidade”, afirma António Tadeu.

O campo sustentável é muito transversal dentro das áreas do saber

“Os temas são muito variados”, continua o docente do DEC-FCTUC. “Como podemos monitorizar para poupar recursos ou como posso fazer intervenções dentro de edifícios de forma a torna-los mais sustentáveis” exemplifica António Tadeu. O júri da edição de 2014 deixa ainda um apelo aos professores para que proponham “temas (para as teses ou dissertações) que se insiram dentro desta nossa preocupação de criar aquilo que se chama um campo sustentável”.

Os trabalhos podem ser submetidos até ao final de setembro de 2015. António Tadeu explica que as condições para a submissão de trabalhos são simples: as dissertações “têm de ser classificadas com, pelo menos, 15 valores e depois têm de escrever um resumo” onde se justifica porque consideram que o trabalho se enquadra dentro das preocupações sustentáveis do concurso. Depois, há um júri nomeado que vai seriar e atribuir os prémios do concurso. Os prémios são de 750 euros para o primeiro classificado e de 500 euros para o segundo e terceiros lugares.

Mais informações aqui.

 

Partilhe