Universidade de Coimbra dá as boas-vindas, em segurança, aos estudantes

As matrículas podem ser realizadas de forma presencial ou online.

30 setembro, 2020≈ 4 mins de leitura

Hoje começa o novo caminho académico de milhares de alunos no Ensino Superior. Bem-vindos/as à Universidade de Coimbra (UC)!

Começou a semana das matrículas e na UC é possível optar pela realização das matrículas de forma online ou presencial.

“Está a correr muito bem e isto só é possível porque realizámos um modelo que respeita as normas da Direção Geral de Saúde e porque há um plano de contingência específico para a área das matrículas, realizado pelos profissionais que estão a assegurar este atendimento”. A Vice-Reitora para os Assuntos Académicos e Ação Social, Cristina Albuquerque acredita que as matrículas presenciais foram um desafio e, ao mesmo tempo, uma aposta ganha da UC. “Não podemos deixar de receber presencialmente os alunos, porque é uma forma de começar a conhecerem a casa”, afirma.

Para além dos serviços da Universidade envolvidos no processo, Cristina Albuquerque destaca ainda “o papel da Associação Académica de Coimbra e dos voluntários que estão a dar apoio” como fundamental na receção aos novos alunos da UC.

A matrícula presencial decorre, pela primeira vez, no Estádio Universitário de Coimbra (EUC). Para o Vice-Reitor da UC para o Desporto e Qualidade e diretor do EUC, António Figueiredo, “estamos perante um espaço de excelência para o efeito”. Devido às regras sanitárias e de distanciamento, o Pavilhão 1 apresenta-se como “amplo e bem enquadrado, até paisagisticamente – com a Alta e a Torre da Universidade como pano de fundo”. De acordo com o Vice-Reitor, torna-se, assim, “um cartão de visita extraordinário, com o ambiente ideal”.

Os estudantes colocados na Universidade de Coimbra na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso, podem realizar a matrícula entre 28 de setembro e 2 de outubro.

Para marcar a matrícula e inscrição de forma presencial aceda aqui. Saiba como realizar a matrícula na Universidade de Coimbra no ano letivo 2020/21 aqui.

Veja algumas fotos do primeiro dia de matrículas presenciais na UC aqui:

Matrículas UC 2020/2021Consulta aqui o Plano de Contingência para as Matrículas.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe