Encontra-se em pleno funcionamento o despiste de COVID-19 pelo Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Coimbra

13 abril, 2020≈ 4 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC) já tem em funcionamento, há cerca de uma semana, no seu Laboratório de Análises Clínicas, uma unidade de alta segurança dedicada à realização de testes de diagnóstico da Covid-19, a doença causada pela infeção pelo novo coronavírus (SARS-CoV2). O espaço – instalado no laboratório UpCells, situado no antigo edifício da Faculdade de Medicina (Polo I) – é mais uma resposta da UC à pandemia que tem afetado o País e o Mundo nas últimas semanas. “Temos feito tudo o que está ao nosso alcance para contribuir para o esforço nacional no combate à pandemia que conduziu o país ao estado de emergência”, afirma o Reitor, Amílcar Falcão.

O trabalho no Laboratório de Análises Clínicas da UC – que tem dado resposta em 24 horas a todos os pedidos remetidos até ao momento pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) e pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), que tem rodado em média os cerca de 250 testes por dia – está a cargo de 9 equipas de voluntários (cerca de 80 pessoas), que envolvem professores, investigadores, alunos e demais colaboradores da Universidade de Coimbra, dos seus centros de investigação na área biomédica, como acontece com o Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e o Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR), a que se juntam profissionais do CHUC e do Instituto Português do Sangue e Transplantação.

“Embora estejamos ainda longe da nossa capacidade instalada (temos capacidade para processar o dobro das amostras que nos estão a fazer chegar), o nosso compromisso está a ser cumprido na íntegra: realizar a despistagem do COVID-19 com segurança, qualidade, fornecendo resultados no espaço de 24 horas, a custos controlados e respondendo às solicitações da autoridade de saúde” refere Amílcar Falcão.

Para reforço destas equipas que realizam os testes de diagnóstico, o Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Coimbra continua a recrutar voluntários que possuam competências técnicas laboratoriais para a manipulação de amostras biológicas humanas em instalações de alta segurança (BSL3) e com treino em metodologias analíticas com destaque para o RT-PCR (do inglês Reverse transcription – polymerase chain reaction). Os eventuais interessados deverão preencher o formulário disponível aqui.

A Universidade de Coimbra junta assim o seu Laboratório de Análises Clínicas ao esforço comum desenvolvido por vários parceiros, liderado pela Administração Regional de Saúde do Centro, contando ainda com o apoio do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Instituto Português do Sangue e Transplantação e Câmara Municipal de Coimbra. Esta é mais uma iniciativa integrada na Plataforma UC Against Covid-19 que agrega todos os projetos e ações da Academia de Coimbra contra a pandemia.

DSC_0513 copiar

António Martinho (IPST), Ana Miguel Matos (diretora técnica Laboratório de análises clínicas UC), Teresa Rosete, Amílcar Falcão (Reitor da UC), Luís Pereira de Almeida, Luísa Cortes e Rosário de Almeida. (Foto: Paulo Amaral)

Texto: Rui Marques Simões
Vídeo: F. Fernandes e Milene Santos