UC cede equipamentos informáticos para ensino à distância de estudantes carenciados

27 março, 2020≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Com o objetivo de que nenhum estudante seja prejudicado devido à suspensão das atividades letivas presenciais em vigor (no âmbito do plano de contingência para a prevenção e contenção da propagação da pandemia de Covid-19), a Universidade de Coimbra (UC) está a ceder equipamentos informáticos para acesso ao ensino à distância a todos os seus alunos que não os possuam e estejam comprovadamente numa situação de carência económica.

Todos os estudantes bolseiros e beneficiários do Fundo de Apoio Social da Universidade de Coimbra que não disponham de meios para seguir a modalidade de ensino à distância devem manifestar a sua necessidade junto dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra. Após a aprovação do pedido (mediante prova da situação de carência), ser-lhe-ão cedidos gratuitamente os equipamentos em falta (computadores, tablets ou pontos de acesso de banda larga móvel) pelo período em que se mantiver a suspensão das atividades letivas presenciais na UC. Até à data, já foram apoiados com essa medida cerca de 20 alunos da Universidade de Coimbra.

“Definimos como prioridade absoluta a necessidade de terminarmos o atual ano letivo dentro da maior normalidade possível. Os estudantes não devem ver o seu percurso académico prejudicado pelo período que vivemos. Por isso, a UC tem feito tudo o que está ao seu alcance para que todos tenham acesso ao ensino à distância nas melhores condições possíveis, defendendo o primado da equidade entre todos, nomeadamente aos alunos em situações de comprovada carência económica. E assim continuaremos proceder”, afirma o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

Rui Marques Simões