35 anos de RUC celebrados com nova imagem

Rádio Universidade de Coimbra desvendou parte da programação do aniversário e a nova página www.ruc.pt

20 fevereiro, 2021≈ 4 mins de leitura

© DR

A Rádio Universidade de Coimbra (RUC) tem uma nova imagem e um novo site. A apresentação surge no lançamento do programa do 35.º aniversário, com o lema “35 anos sem restrições”.

Desde os anos 90 que a marca RUC se mantinha praticamente inalterada. Em 2020 decidiu-se mudar a “imagem e toda a identidade”. “A partir de hoje a Rádio Universidade de Coimbra tem uma nova identidade, uma nova marca e um novo site”. desvendou o presidente da Direção, Tomás Cunha. Esta nova identidade traduz “uma rádio moderna”.

Desenhado maioritariamente por associados da RUC, e atuais e antigos estudantes da Universidade de Coimbra, o novo site apresenta-se como “um upgrade significativo face ao anterior”, refere Tomás Cunha. “Há uma centralização de conteúdos e modernização da forma como são apresentados”, acrescenta o responsável.

“O conteúdo tem de estar acessível digitalmente”, sublinhou ainda um dos programadores, José Miguel Martinho. “As notícias, para além de passarem no FM, são disponibilizadas online”. Por isso, “as componentes de notícias e crónicas” são um dos destaques que apresenta. Mas há mais a descobrir. “Como funcionalidades principais temos a disponibilização dos podcasts” e a funcionalidade de chat, exemplifica José Miguel Martinho. “É um site feito à medida das necessidades da RUC”, acrescenta.

RUC 35 anos DR

Quanto à programação de aniversário, o tradicional concerto sai “para a rua”. Apesar de online, a organização acredita que vai ser “igualmente bom. É uma oportunidade de explorar novas coisas de outros campos”, referiu o diretor de programação, Bernardo Matos. Incluído nos eventos da Semana Cultural da Universidade de Coimbra 2021, o evento vai ser transmitido online a 13 de março e conta com a participação do trio lisboeta Yakuza com a produção da Casota Collective. “Uma banda nova e uma aposta boa” da RUC, a ter lugar no espaço do Jardim Botânico da UC, às 21 horas.

Durante o mês de aniversário a RUC vai também apresentar um ciclo de conversas sobre “fazer rádio em tempos de pandemia e os desafios do jornalismo”. Desde o trabalho das editoras de música independentes e emergentes, aos desafios atuais do jornalismo, passando pela temática de como fazer e gerir rádio em tempos de pandemia, a programação completa assim como os oradores convidados, encontram-se disponíveis na página da RUC.

Quanto ao lema, Tomás Cunha referiu que a escolha “35 anos sem restrições” é uma “alusão ao atual momento pandémico”, mas ao mesmo tempo à forma de fazer rádio na RUC, “de forma livre e independente, sem restrições”.

O novo site está disponível em www.ruc.fm. A RUC é uma das secções culturais da Associação Académica de Coimbra e, simultaneamente, uma rádio local, com emissão em 107.9FM.

Marta Costa