A conferência anual “Pedro Nunes” volta à UC em formato online

A conferência tem lugar a 16 Junho e vai ser proferida pela investigadora do MIT Shafi Goldwasser.

11 junho, 2021≈ 3 mins de leitura

© MIT

A “Pedro Nunes’ Lecture” volta à Universidade de Coimbra (UC) com o tema “Addressing the Growing Distrust in Algorithms with More Mathematics”.

Organizada pelo Centro Internacional de Matemática (CIM), a conferência vai assumir, em caráter excepcional, o formato remoto, tem lugar a 16 de junho às 17 horas e tem como convidada Shafi Goldwasser, Diretora do “Simons Institute for the Theory of Computing”.

No sumário para a conferência Shafi Goldwasser revela que os “algoritmos baseados em dados estão sendo considerados para a tomada de decisões em muitos aspectos de nossas vidas: concessão de fiança, assistência médica, concessão de empréstimos, pontuação de crédito, educação e policiamento, para citar alguns. Ao mesmo tempo, a desconfiança na precisão, justiça e privacidade desses métodos algorítmicos pode tornar impossível sua utilização”.

O objetivo da conferência é “descreveremos novos resultados sobre a verificação da precisão de algoritmos de aprendizado de máquina, mesmo sem acesso total ao código, e como obter robustez contra distribuições de teste adversárias”, revela Shafi Goldwasser.

As “Pedro Nunes’ Lectures” constituem um evento anual organizado pelo CIM, para promover a vinda a Portugal de proeminentes matemáticos, que são convidados a proferir duas ou três lições em universidades portuguesas sobre desenvolvimentos recentes em Matemática, as suas aplicações e impacto cultural.

Assista a conferência aqui.

Shafi Goldwasser (EUA), Diretora do “Simons Institute for the Theory of Computing” e “C. Lester Hogan Professor” em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Universidade da Califórnia, Berkeley; “RSA Professor” em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no MIT (“Massachusetts Institute of Technology”); e Professora de Ciências da Computação e Matemática Aplicada no “Weizmann Institute of Science”, em Israel. Shafi Golwasser é ainda detentora de vários prémios científicos e profissionais, como o “ACM Turing Award 2012”.
Karine Paniza