A importância da robótica nas nossas vidas – Semana da robótica na FCTUC

15 novembro, 2018≈ 4 mins de leitura

© DR

A presença da robótica no nosso quotidiano é cada vez mais intensa. Para mostrar a sua aplicação nas mais diversas áreas, o Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Associação Académica de Coimbra (AAC), o Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), o Clube de Robótica e o Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) associam-se à European Robotics Week (ERW), com a realização do evento Robotics In Our Lives @ DEEC, entre 19 e 24 de novembro.

Vai ser uma semana repleta de atividades dirigidas a estudantes do ensino superior e do ensino secundário e ao público em geral. Exposições, visitas a laboratórios, workshops, palestras e apresentação de projetos em curso na FCTUC vão marcar a iniciativa, que envolve alunos, investigadores e docentes do DEEC.

E se os robôs tivessem olfacto? É o tema que abre a semana (19 de novembro), às 13h30m, na antiga biblioteca do DEEC. Lino Marques vai abordar a utilização de robôs com olfacto para realizar tarefas particularmente exigentes, como detetar explosivos, drogas ou mesmo vítimas de grandes desastres.

No dia 20, no mesmo horário e local, é a vez de Marco Gomes abordar o tema “5G uma tecnologia disruptiva para a robótica e automação do futuro”. Poderão os robôs evoluir sem “comunicarem” entre si ou connosco? Nesta “talk” os participantes vão conhecer as múltiplas oportunidades oferecidas ao desenvolvimento de robôs e sistemas de automação do futuro pela próxima geração de comunicações 5G.

Mas há mais temáticas a explorar. Na conferência “Marvin, um robô emocional (e paranoico)”, Paulo Menezes vai falar dos robôs que nem damos por eles, que parecem esconder-se aos que fazem questão de interagir connosco. Por falar em interação, será desejável que os robôs expressem emoções?

Em “Robôs, energia e autonomia”, André Mendes vai conversar sobre as baterias dos robôs e sobre a relação entre a sua autonomia e o acionamento dos motores dos seus atuadores.

Mais direcionado para o ensino secundário, o último dia do evento, 24 de novembro, inclui várias oficinas, demonstrações do Clube de Robótica e do Bot Olympics e ainda visitas interativas ao Instituto de Sistemas e Robótica da FCTUC.

De acordo com a organização, «as apresentações e as visitas que estão preparadas pretendem mostrar a importância da robótica no nosso dia a dia e no futuro.»

As inscrições nas atividades da ERW são obrigatórias e estão limitadas ao número de vagas para cada ação. Mais informação disponível em: https://neeec.pt/erw/.

FCTUC (Cristina Pinto)