Alterações climáticas vão ser debatidas no Rómulo

11 março, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Na próxima quarta-feira, 13 de Março, pelas 18 horas, o Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra recebe a palestra “Alterações climáticas: das evidências observacionais à modelação do clima futuro”. O evento tem como orador Pedro Matos Soares, físico, investigador em climatologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Integrada no ciclo Ciência às Seis – Terceira temporada, a palestra tem como objetivo debater o tema com um dos especialistas portugueses em alterações climáticas.

A entrada é livre.

 

Sinopse da palestra:
As alterações climáticas são um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta. Após várias décadas de investigação em torno da problemática do aquecimento global existe hoje um consenso quase absoluto que o sistema climático vive um processo de aquecimento em resultado das emissões de gases de estufa de origem humana.
Este consenso tem por base, em primeiro lugar, as evidências inexoráveis das observações da evolução clima passado e recente, e em segundo lugar, dos modelos físicos do sistema climático. De facto, os modelos climáticos constituem a mais poderosa ferramenta para projectar a evolução do nosso clima desde a escala global à regional e mesmo local. A região mediterrânica, e em particular Portugal, é das áreas do mundo considerados mais vulneráveis às alterações climáticas, o que confere grande relevância a uma quantificação da mudança do clima em Portugal no século XXI, e dos seus impactos associados na nossa sociedade.

 

Rómulo Centro Ciência Viva da UC

 

Partilhe