Aprovada a constituição da Comissão de Trabalhadores da Universidade de Coimbra

17 fevereiro, 2020≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Está aprovada a constituição da Comissão de Trabalhadores da Universidade de Coimbra (CT-UC). Em votação realizada a 7 de fevereiro, os funcionários da instituição votaram a favor da criação da CT-UC e dos seus Estatutos e elegeram a Comissão Eleitoral que irá, depois deste processo, gerir a eleição da primeira Comissão de Trabalhadores da Universidade de Coimbra.

Esta Comissão Eleitoral terá como membros efetivos Paulo Alexandre Simões Lopes, Pedro Miguel Ferreira Henriques e Anabela dos Santos Fernandes e como suplentes Maria Jorge Santos Almeida Rama Ferro e Francisco Soares de Oliveira.

Participaram no processo eleitoral 445 votantes, de um total de 3359 eleitores. A constituição da Comissão de Trabalhadores da Universidade de Coimbra contou com 432 votos a favor, um contra, nove brancos e três nulos. E o projeto dos seus Estatutos teve 387 votos a favor, sete contra, 47 brancos e quatro nulos.

“A constituição da Comissão de Trabalhadores da Universidade de Coimbra é concretização de um projeto há muito pretendido e de grande importância. A recetividade dos trabalhadores e da Reitoria em todo o processo foi muito positiva e sentimos que era um projeto desejado por todos”, afirma António José Soares Trindade, membro da Comissão Eleitoral Constitutiva a par com Rosa Maria Gaspar André, Carlos Miguel Rodrigues Oliveira e Clotilde Maria Oliveira Cruz.

Este processo é “mais um passo na valorização dos trabalhadores da UC, desta vez através do reforço da sua participação. Acredito que o trabalho que desenrolaremos, em conjunto, permitirá ter um impacto considerável nas necessidades dos nossos colaboradores, assim como na sua formação e no seu envolvimento na vida da instituição”, sublinha o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

Rui Marques Simões