Arquivo da UC integra iniciativas da Semana Internacional dos Arquivos

Dia Internacional dos Arquivos assinala-se a 9 de junho.

08 junho, 2020≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Arranca a 8 de junho a Semana Internacional dos Arquivos, à qual o Arquivo da Universidade de Coimbra (AUC) se associa. Até 14 de junho, há várias iniciativas programadas para assinalar a semana.

Promovido pelo Conselho Internacional dos Arquivos (CIA/ICA), a semana tem como ponto alto o dia 9, Dia Internacional dos Arquivos. O tema em 2020 é “Empowering Knowledge Societies” e, de acordo com o AUC, “o objetivo é dar a conhecer um pouco do que os Arquivos fazem ou revelar como os/as arquivistas trabalham e projetam socialmente os resultados dos seus esforços”.

Com a pandemia global devida à COVID-19, os arquivos, e o AUC, viram o contato com o público ser reduzido. Por isso, as iniciativas associadas à efeméride vão ser realizadas de forma online.

O AUC lança, já a partir de 8 de junho, o desafio “Um Arquivo é…”. Através de um formulário online, a comunidade é convidada a responder e os resultados, recolhidos de forma anónima, vão figurar numa “nuvem colaborativa” a ser divulgada nas várias plataformas do AUC.

Ao longo da semana, outras novidades vão surgir e o AUC convida a todos a conhecer e divulgar, através da página e plataformas sociais.

Saiba mais sobre o AUC aqui.

Partilhe