Bolsa de criação para jovens dramaturgos. TAGV e TNDMII parceiros em projeto europeu

Mai 25, 2020

Open Call para o curso decorre até dia 12 de junho. Vão ser selecionados oito jovens dramaturgos, dois de cada país.

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someone

TAGV
Fotografia: © UC | Liliana Ferreira

Devido à emergência de saúde pública que atravessamos na Europa, a edição 2020 da École des Maîtres, tal como estava prevista, envolvendo atores profissionais com menos de 35 anos de Portugal, Bélgica, França e Itália, foi inevitavelmente cancelada pelos diversos parceiros.

Tornou-se difícil imaginar a possibilidade de criar um curso por natureza itinerante, que envolvia trabalhar em quatro países europeus e que se baseava numa forte mobilidade de artistas e equipas, com momentos de trabalho, partilha de práticas e numerosas apresentações abertas ao público, em teatros de Udine, Roma, Lisboa, Coimbra, Bruxelas, Liège, Reims e Caen.

No entanto, a decisão de adiar a École des Maîtres, que contaria este ano com a direção do encenador argentino Claudio Tolcachir, é acompanhada pelo anúncio de um projeto alternativo, que será implementado desde já. Um projeto especial, projetado para se adaptar a este novo momento. A direção artística da École des Maîtres decidiu, então, reorientar o projeto para o campo da escrita para Teatro. O mestre desta edição passará a ser o dramaturgo italiano Davide Carnevali e o projeto, em vez de contar com atores, passará a envolver oito jovens dramaturgos dos países parceiros, sendo desenvolvido remotamente durante um ano, a partir de julho de 2020.

Para este curso serão selecionados oito jovens dramaturgos, dois de cada país, a partir da Open Call que decorre até dia 12 de junho. Cada participante irá produzir um texto de literatura dramática, que será posteriormente traduzido para italiano, francês e português e apresentado nos diferentes países parceiros da École des Maîtres.

O júri português, para a escolha dos oito dramaturgos, é representado pelas duas instituições portuguesas parceiras do projeto europeu – Fernando Matos Oliveira e Mário Montenegro (Teatro Académico de Gil Vicente); Tiago Rodrigues e Magda Bizarro (Teatro Nacional D. Maria II). Aos dois candidatos portugueses selecionados será atribuída uma bolsa de criação dramatúrgica.

A École des Maîtres é um dos projetos de referência na programação do Teatro Académico de Gil Vicente nos últimos anos e um dos projetos internacionais mais significativos de formação teatral avançada.

 

Calendário do projeto
20 mai — 12 jun 2020 Período para candidaturas
até 17 jul 2020 Comunicação dos dois selecionados
27 jul Primeiro encontro online com Davide Carnevali
ago 2020 — jun 2021 Duas reuniões mensais online, na primeira e terceira segunda-feira de cada mês. Consistirão em reuniões e debates coletivos e em tutorias pessoais, a pedido daqueles que necessitem.
Prevê-se uma reunião presencial com todos os participantes em local a indicar, nos dias:
16 — 18 out 2020 ou 15 — 17 jan 2021
01 mar 2021 Entrega de uma primeira versão completa, mas não definitiva, do texto, por cada um dos participantes.
até 14 jun 2021 Continuação do trabalho de escrita e encontros online com Davide Carnevali. A 14 de Junho, os oito jovens dramaturgos entregarão a versão final do texto para posterior tradução para as línguas Francesa, Italiana e Portuguesa.
Uma série de leituras encenadas dos textos estão previstas em cada um dos espaços parceiros num calendário ainda a definir.

 

TAGV

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »