Candidaturas abertas para o Ciclo de Teatro e Artes Performativas Mimesis

09 janeiro, 2020≈ 3 mins de leitura

© DR

Está aberto, até 30 de janeiro, o período de apresentação de candidaturas de propostas de atividades para o Ciclo de Teatro e Artes Performativas Mimesis (evento organizado pela Universidade de Coimbra (UC) e que irá decorrer entre 18 de maio e 18 de junho de 2020).

O Ciclo de Teatro e Artes Performativas Mimesis (que terá em 2020 a primeira edição) inscreve-se na nova estratégia de programação cultural anual da Reitoria da UC, anunciada em julho, e que tem como objetivo valorizar a criação e a prática artísticas, promover a investigação especializada, aprofundar a formação e qualificação na área das artes, e contribuir para a diversidade e qualidade da programação cultural e para o desenvolvimento e fidelização de públicos.

O Ciclo de Teatro e Artes Performativas Mimesis visa revigorar a centralidade histórica da UC neste domínio de atuação artística, com destaque para a expressão dramática, robustecendo a sua presença em redes culturais mais amplas, em laboratórios artísticos e em iniciativas relevantes de reflexão estético-performativa.

A apresentação de propostas de atividades nos domínios de criação, formação e apresentação de espetáculos, tendo em vista a sua integração no Ciclo Mimesis, deve ser feita através do link https://inqueritos.uc.pt/index.php/754415?lang=pt.

A apreciação das candidaturas deve obedecer aos seguintes critérios de seleção:
– historial e mérito da entidade proponente e adequação do projeto aos objetivos programáticos do Ciclo Mimesis;
– qualidade artística e relevância cultural do projeto, aferidas pela inovação, originalidade e coerência no contexto em que se propõe intervir;
– alcance e visibilidade do projeto para o desenvolvimento da oferta cultural no âmbito da UC e da Cidade, bem como para as dinâmicas que reforcem a sua projeção externa;
– relação entre o financiamento solicitado e a qualidade e viabilidade aferidas pela coerência do orçamento face à dimensão do projeto e recursos humanos e materiais necessários, bem como pela captação de fontes de financiamento alternativas e parcerias estratégicas que permitam atingir os objetivos da atividade proposta.

Rui Marques Simões