O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) está a assinalar mais um aniversário: em 2020 o Centro celebra duas décadas de existência.

Devido à atual situação pandémica, a efeméride vai ser celebrada com um encontro virtual a 4 de dezembro, pelas 15h00, dedicado ao tema “Eduardo Lourenço: a arte do pensamento”. A sessão pretende homenagear Eduardo Lourenço, mentor e Diretor Honorífico do CEI, cujo legado será lembrado por António Pedro Pita (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra); Roberto Vecchi (Cátedra Eduardo Lourenço da Universidade de Bolonha); Jerónimo Pizarro (Cátedra de Estudos Portugueses do Instituto Camões na Colômbia – Universidade dos Andes, Bogotá); Margarida Calafate Ribeiro (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra) e Viriato Soromenho Marques (Universidade de Lisboa).

Na mesma ocasião será lançado mais um número da Revista Iberografias nº 16 (2020).

Recorde-se que a 27 de novembro de 2000, era assinado o Protocolo de Parceria entre a Câmara Municipal da Guarda, a Universidade de Coimbra e a Universidade de Salamanca, um ano após Eduardo Lourenço ter lançado o desafio para a criação, na Guarda, de um Centro de Estudos que contribuísse para um renovado conhecimento das diversas culturas da Península e para o estudo da Civilização Ibérica.

As comemorações dos 20 anos do CEI vão decorrer até final do próximo ano.

 

As inscrições no webinar de dia 4 de dezembro estão disponíveis aqui.

 

cartaz_webinar_eduardo_lourenço_2020

 

 

Milene Santos (com CEI)

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »