No próximo dia 29 de abril tem início a edição 2021 do Ciclo de Cinema Urbano, uma iniciativa do Programa de Doutoramento em Sociologia «Cidades e Culturas Urbanas», promovido pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (UC) e pelo Centro de Estudos Sociais da UC, sob a coordenação  de Carlos Fortuna.

O Ciclo de Cinema Urbano propõe-se como um espaço aberto ao público, cujo foco está na discussão dos conflitos, transformações e fenómenos inerentes à ampla problemática das “questões urbanas”.

Em 2021, o Ciclo será organizado em dois blocos temáticos, cada um deles com três sessões realizadas mensalmente. O primeiro bloco, a decorrer entre abril e junho, centra-se nas “Cidades Intangíveis”, enquanto o segundo, previsto para setembro, abordará a temática das “Cidades em Disputa”. Adaptado às novas realidades impostas pelo contexto pandémico, o primeiro bloco será realizado em formato online, a partir da plataforma Zoom. As sessões contarão com uma seleção de curtas-metragens, a exibir virtualmente, seguidas de debates com convidados especialistas no tema. “Cidades Intangíveis” abre com uma sessão em torno da “Cidade Sonora” (29/04, 18h), os seus silêncios e ruídos, prossegue com a temática das “Cidades Imaginadas” (27/05, 18h), na qual especula, com contornos futuristas, sobre a condição urbana, encerrando com um desafio à multiplicidade do sensível a partir da “Cidade Percecionada pela Infância” (15/06, 18h).

Mais informações sobre a programação do Ciclo de Cinema Urbano 2021 estão disponíveis aqui.

 

 

FEUC

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »