Ciclo de divulgação científica “Ciência às Seis” regressa para nova temporada

03 setembro, 2021≈ 5 mins de leitura

O ciclo de divulgação científica “Ciência às Seis” regressa na próxima terça-feira, 7 de setembro, pelas 18h00.

A palestra “Importância da qualidade do ar interior na Pandemia de Covid-19”, por Manuel Gameiro da Silva, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, marca o arranque da 6.ª edição do ciclo.

A sessão, com moderação do físico Carlos Fiolhais, vai decorrer vai plataforma Zoom – https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81524757925 (ID da reunião: 815 2475 7925).

O ciclo “Ciência às Seis” de 2021/22 é uma iniciativa do Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, coordenada por Carlos Fiolhais. Destina-se ao público em geral e a participação é livre e gratuita, sem necessidade de inscrição.

Resumo da Palestra: A pandemia da COVID-19 tem suscitado as atenções de investigadores de várias disciplinas, incluindo os de Engenharia Mecânica, que concebem, preparam e certificam os aparelhos de renovação do ar em espaços interiores, assegurando a sua melhor qualidade.  De facto, podendo a infecção espalhar-se por pequenas partículas suspensas no ar, os aerossóis, convém assegurar a melhor qualidade do ar nos espaços domésticos e públicos, como escolas e hospitais. Para isso a ventilação tem de ser adequada, diluindo o mais possível a concentração de vírus.

Breve Biografia do Orador:

Manuel Gameiro da Silva é Professor Catedrático da Universidade de Coimbra (Engenharia Mecânica). Investigador do Programa MIT-Portugal, é Professor Convidado do Curso de Mestrado GBBV – ENTPE, Universidade de Lyon -França, Coordenador da Linha de Investigação em Energia Sustentável da LAETA, Vice-Presidente da Rehva, Coordenador da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade (EfS) da Universidade de Coimbra.

Os seus Interesses de Investigação são: Qualidade Ambiental Interior, Eficiência Energética, Instrumentação e Medição. É Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros. Tem-se dedicado, no quadro da pandemia de COVID-19, às questões da qualidade do ar.

Evento no Site | Facebook

Os vídeos das sessões anteriores do ciclo (e outros) estão disponíveis no Canal YouTube do Rómulo.

Milene Santos