Comissão de Inovação do Conselho Geral da UC visita ICNAS

O objetivo da visita foi "conhecer a atividade do ICNAS Unidade Orgânica da UC, nomeadamente os aspetos de inovação que são muito distintivos desta estrutura da Universidade de Coimbra”

08 junho, 2021≈ 3 mins de leitura

© DR

A Comissão de Inovação do Conselho Geral da Universidade de Coimbra (CG/UC) vai realizar uma série de visitas a locais em que se faz inovação na UC com o objetivo de informar sobre a sua atividade mas também “demonstrar que a UC tem unidades de investigação e desenvolvimento que realizam investigação de ponta ao mesmo tempo que disponibilizam serviços à comunidade e inovação muito relevantes para as empresas e para a sociedade”, afirmam.

A primeira decorreu ontem, 7 de junho, com uma visita ao ICNAS – Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde, na qual participou ainda o Reitor da UC, Amílcar Falcão. “O objetivo era o de conhecer a atividade do ICNAS Unidade Orgânica da UC, nomeadamente os aspetos de inovação que são muito distintivos desta estrutura da Universidade de Coimbra”, sublinham.

Com mais de uma centena de colaboradores, o ICNAS “faz investigação de ponta na área da imagem médica estrutural e funcional, aquisição e análise de dados de Medicina Molecular, desenvolvimento de novos marcadores moleculares, técnicas de imagem multimodais”, adianta a Comissão de Inovação do CG/UC. Com a operação do Ciclotrão aí sediado, tendo em vista a Produção, Controlo de Qualidade e disponibilização de Radionuclídeos e Radiofármacos à comunidade, “o ICNAS é uma verdadeira unidade multidisciplinar onde trabalham investigadores e profissionais de várias áreas da saúde, da engenharia e das ciências naturais, procurando estar na crista da investigação e desenvolvimento nas áreas acima mencionadas”

A Comissão de Inovação do CG/UC é coordenada pelo docente Norberto Pires e por Alcino Labrador da Altice Labs. Participam ainda Adérito Araújo (MAT, FCTUC, UC), Carlos Hengeler (DEEC, FCTUC, UC), Anabela Mota Pinto (Faculdade de Medicina, UC), Isabel Carreira (Faculdade de Medicina, UC), Constança Providência (Física, FCTUC, UC), Joaquim Menezes (Iberomoldes), Nuno Moita (CM Condeixa), Alexandre Leal (Administração, UC), Cesário Silva (Aluno da UC).

Para mais informações sobre o ICNAS, visite a página https://www.uc.pt/icnas

Marta Costa