Comissão de Inovação do Conselho Geral da Universidade de Coimbra visitou o Centro de Estudos Sociais

"O modelo de organização do CES é um excelente exemplo de uma unidade de I&D que faz a diferença em Portugal e no mundo", sublinha a Comissão.

06 julho, 2021≈ 4 mins de leitura

© DR

A Comissão de Inovação do Conselho Geral da Universidade de Coimbra (CG/UC) está a realizar uma série de visitas a locais onde se faz inovação na Universidade de Coimbra. Desta vez, o local escolhido foi o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

A sessão contou com a presença do Reitor da UC, Amílcar Falcão, que foi recebido pelo Diretor do CES, António Sousa Ribeiro; pela Presidente do Conselho Científico, Adriana Bebiano; pela Diretora Executiva, Rita Pais e pelos membros do CES com funções de direção e de gestão científica, Madalena Duarte, Maria Paula Meneses e Lina Coelho.

“O objetivo era o de conhecer a atividade do CES, nomeadamente os aspetos de inovação que são muito distintivos desta estrutura da Universidade de Coimbra”, sublinham. Com cerca de 151 investigadores integrados e 31 colaboradores, o CES faz investigação de ponta na área das ciências sociais, com especial enfoque nas áreas transversais e fundacionais do CES, como as questões de igualdade de género e as dinâmicas norte-sul.

O CES diversifica a sua atuação por vários projetos, divididos por cinco núcleos de investigação e cinco observatórios, que realiza em colaboração com instituições públicas e privadas do país e do estrangeiro. De destacar o sucesso na captação de investimento competitivo (por exemplo, o orçamento de 2020, de 6,7 milhões de euros, conta com 88 projetos ), na captação de estudantes de doutoramento (tem atualmente quase 400 alunos nos seus programas doutorais, o que significa uma receita para a UC superior a 700 mil euros só em propinas), 57% dos quais são internacionais e 34% têm ou já tiveram bolsa de doutoramento), na captação de postdocs (tem atualmente 60 pessoas em postdoc, 47% dos quais com financiamento) e no envolvimento na definição de políticas públicas nas várias áreas de intervenção do centro.

Dos vários projetos do CES, destacam-se o SUPERA, que esteve na génese do plano de equidade e igualdade da UC, bem como vários projetos na área das cidades sustentáveis, turismo criativo, participação e cidadania, tais como o projeto MEMOIRS e o projeto ALICE, entre muitos outros.

A Comissão de Inovação vai continuar a visitar outros locais da UC, “procurando informar sobre a sua atividade, mas também demonstrar que a Universidade de Coimbra tem unidades de investigação e desenvolvimento que realizam investigação de ponta ao mesmo tempo que disponibilizam serviços à comunidade e inovação muito relevantes para as empresas e para a sociedade”, referem. “O modelo de organização do CES é um excelente exemplo de uma unidade de I&D que faz a diferença em Portugal e no mundo”, destacam.

A Comissão de Inovação é composta por: Norberto Pires (DEM, FCTUC, UC), Alcino Lavrador (Altice Labs), Adérito Araújo (MAT, FCTUC, UC), Carlos Hengeler (DEEC, FCTUC, UC), Anabela Mota Pinto (Faculdade de Medicina, UC), Isabel Carreira (Faculdade de Medicina, UC), Constança Providência (Física, FCTUC, UC), Joaquim Menezes (Iberomoldes), Nuno Moita (CM Condeixa), Alexandre Leal (Administração, UC), Cesário Silva (Aluno da UC).