Concurso de ideias “Fraunhofer Portugal Challenge 2019” premeia investigador da Universidade de Coimbra

04 novembro, 2019≈ 2 mins de leitura

© DR

Manuel Reis Carneiro, investigador no Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra, arrecadou o terceiro lugar na categoria de Mestrado do concurso de ideias Fraunhofer Portugal Challenge 2019.

A ideia premiada, intitulada “Comfortable Fabric-Based Headband for Forehead EEG Monitoring”, consistiu num dispositivo eletrónico têxtil, low cost, completamente flexível, que permite a aquisição de electroencefalogramas (atividade elétrica cerebral) de forma bastante mais confortável e durante períodos mais longos que a tecnologia atualmente estabelecida.

O projeto apresentado por Manuel Reis Carneiro foi desenvolvido no âmbito da sua tese de mestrado (em Engenharia Electrotécnica e de Computadores na Universidade de Coimbra), tendo sido financiado numa parceria entre a Universidade de Coimbra e a Universidade de Carnegie Mellon em Pittsburg (através do projeto CMU Portugal). A tese de mestrado galardoada foi orientada por Mahmoud Tavakoli.

A final do concurso de ideias “Fraunhofer Portugal Challenge 2019” decorreu a 30 de outubro na sede da Fraunhofer no Porto.

O Fraunhofer Portugal Challenge visa incentivar a inovação no âmbito da investigação no meio académico português e conta com um júri composto por membros do Fraunhofer AICOS e um painel de peritos convidados. As ideias são avaliadas de acordo com critérios como o grau de inovação, exequibilidade técnica, e potencial de mercado.

Milene Santos