Conferência “A Universidade em Tempos de Incerteza: Modelos e Pedagogias” acontece na FEUC

28 setembro, 2020≈ 4 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

Dando continuidade ao programa integrado de atividades que assinalam a abertura do ano letivo 2020/21, no próximo dia 30 de setembro, pelas 17 horas, vai ter lugar no Auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra a conferência “A Universidade em Tempos de Incerteza: Modelos e Pedagogias” proferida por António Dias de Figueiredo, Professor Catedrático aposentado do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra. A Sessão contará com a presença de Cristina Albuquerque, Vice-Reitora da UC.

O lugar central das questões do ensino e da pedagogia na vida académica é tema de fundo que perpassa a sessão, por sinal um tema a requerer redobrada atenção em contexto de pandemia. A conferência que funcionará mediante convite e reserva de lugares também será transmitida em streaming, através do canal Youtube.

António Dias de Figueiredo
É professor catedrático aposentado do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra, onde cultiva as Socio-Tecnologias da Informação, a Estratégia, Qualidade e Inovação na Educação, a Filosofia e História das Tecnologias e os Métodos de Investigação Científica.
Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica pela Universidade do Porto em 1970, doutorou-se em Computer Science pela Universidade de Manchester em 1976 e agregou-se em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra em 1982. Entre 1984 e 2007 foi professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde fundou o Departamento de Engenharia Informática (1995) e o Centro de Informática e Sistemas (1991). Foi também um dos fundadores do Instituto Pedro Nunes (1991).
Durante seis anos representou Portugal no Programa Intergovernamental de Informática da UNESCO, Paris, onde foi vice-presidente para a Europa Ocidental. Participou em vários projetos europeus e foi consultor da Comissão Europeia para as questões da estratégia no uso das tecnologias da informação na educação. Integrou o NATO Special Programme Panel on Advanced Educational Technology, Bruxelas. Foi presidente do programa Europeu PROMETEUS, da Comissão Europeia. Presidiu ao SIG Context & Learning do projecto Kaleidoscope. Em 1997 recebeu o grau de “Doutor Honoris Causa” pela Universidade Aberta e em 2000 foi agraciado com o “Sigillum Magnum” da Universidade de Bolonha. Em 2005 recebeu, da APDSI, o “Prémio Personalidade do Ano da Sociedade de Informação, 2005”.
É autor e coautor de cerca de quatro centenas de artigos, apresentou cerca de cinco centenas de comunicações e é autor de vários capítulos em livros publicados no País e no estrangeiro. Integrou mais de três centenas de comissões organizadoras, científicas e de programa de conferências realizadas em Portugal e no estrangeiro e é membro dos conselhos editoriais e consultivos de várias revistas nacionais e internacionais.

FEUC