Conferência internacional sobre Desenvolvimento Sustentável reúne altas figuras de Estado do mundo lusófono na UC

12 março, 2021≈ 4 mins de leitura

A Academia Sino-Lusófona da Universidade de Coimbra (ASL-UC) promove na próxima quinta-feira, dia 18, a conferência internacional “Desenvolvimento Sustentável”. O evento, organizado em conjunto com a Universidade Santo Amaro (Brasil) e com o apoio do Superior Tribunal de Justiça brasileiro, vai decorrer em formato online e contar com a participação de altas figuras de Estado do mundo lusófono.

O colóquio – com o objetivo de promover o debate sobre o desenvolvimento sustentável do planeta, em linha com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas – inclui painéis sobre “Ação climática”, “Sustentabilidade e novas tecnologias”, “Trabalho digno, crescimento económico e redução de desigualdades” e “Paz, justiça e instituições eficazes”. Entre os palestrantes estão altas figuras do poder judiciário brasileiro, como Ricardo Lewandowski, ex-Presidente do Supremo Tribunal Federal, Humberto Martins, Presidente do Superior Tribunal de Justiça, e personalidades como o Enviado Especial de Portugal para as questões do clima, Alexandre Leitão, a eurodeputada (e ex-Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa) Maria Manuel Leitão Marques, o antigo Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Maria das Neves, o Procurador-Geral da República de São Tomé e Príncipe, Kelve Nobre Carvalho, o ex- Secretário Geral do Forum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, Wang Cheng’an, e o Diretor do Laboratório de Referência da China (Eletrónica), Rui Martins.

“Trata-se de iniciativa de grande relevo internacional: personalidades de áreas científicas diversas, oriundas de Portugal, Brasil, China e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, a debater, em português, temas cruciais para o futuro da Humanidade. A UC, através da Academia Sino-Lusófona e em parceria com importantes instituições brasileiras, demonstra também assim o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirma o Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva.

A sessão de abertura da conferência internacional “Desenvolvimento Sustentável” decorre a partir das 13h00 de Portugal continental (10h00 de Brasília), com as intervenções do Diretor da Academia Sino-Lusófona da UC, Rui de Figueiredo Marcos, da Reitora da Universidade Santo Amaro, Luciane Lúcio Pereira, e do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

A iniciativa conta já com cerca de oitocentos inscritos. Mais informações, o programa completo e o formulário de inscrição para assistir online (através da plataforma Zoom) estão disponíveis no endereço https://www.sympla.com.br/conferencia-internacional-uc—unisa-tema-desenvolvimento-sustentavel__1150649.

Consulte o programa da iniciativa: Conferência internacional “Desenvolvimento Sustentável”

Rui Marques Simões