Conferência sobre “Políticas de Saúde Pública” na FEUC

20 maio, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Realiza-se na próxima sexta feira, dia 21 de maio, pelas 15 horas, a última conferência do ciclo “Lições da Pandemia para uma melhor Governança”. Intitulada “Políticas de saúde pública”, a palestra vai ser proferida por Constantino Sakellarides.  O evento decorre em formado remoto (https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83728612763).

Constantino Sakellarides é licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa, mestre em Epidemiologia pela Universidade do Texas, EUA, e doutor em Saúde Pública pela mesma universidade. Possui a Agregação em Políticas de Saúde pela Universidade Nova de Lisboa e é atualmente Professor Catedrático Jubilado da Escola Nacional de Saúde Pública e Presidente da Fundação para a Saúde – SNS.

Foi diretor do Centro de Saúde Sofia Abecassis em Lisboa, diretor para as Políticas e Serviços de Saúde da Organização Mundial de Saúde (Região Europeia) em Copenhaga, Presidente do Conselho de Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, diretor da Escola Nacional de Saúde Pública e diretor-geral da Saúde, em Portugal. Foi também Consultor do Ministro da Saúde, nomeadamente no âmbito da coordenação estratégica e na avaliação periódica dos novos programas horizontais – “Educação para a Saúde, Literacia e Autocuidados” e da “Prevenção e Gestão da Doença Crónica” e Diretor Académico da Escola Andaluza de Saúde Pública de Granada.

É fundador e primeiro coordenador do Observatório Português dos Sistemas de Saúde de que o Centro de Estudos e Investigação em Saúde (CEISUC) faz parte.

Fruto de uma organização conjunta do Mestrado em Gestão e Economia da Saúde da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e da Pós-graduação em Economia e Gestão de Organizações de Saúde (igualmente da FEUC) que teve início em março, o evento é ainda coorganizado pela Pós-Graduação em “Economia Social – Cooperativismo, Mutualismo e Solidariedade” da FEUC.

A conferência pretende colocar em destaque o lugar central das políticas de saúde em tempos de pandemia e, simultaneamente, evidenciar o dinamismo da FEUC na oferta pós-graduada nos domínios da Economia e Gestão da Saúde e das suas organizações

FEUC