Conheça o programa do Congresso Internacional – Língua Portuguesa: uma língua de futuro

O congresso vai realizar-se de 2 a 4 de dezembro no Convento de S. Francisco, em Coimbra.

13 novembro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC

No encerramento das comemorações dos seus 725 anos a Universidade de Coimbra organiza o “Congresso Internacional – Língua Portuguesa: uma língua de futuro”. O evento vai acontecer entre os dias 2 e 4 de dezembro no Convento de S. Francisco, em Coimbra.

Com o objetivo de refletir sobre a língua portuguesa como idioma do futuro, o Congresso vai contar com um vasto programa de atividades e com a presença de nomes de relevo.

O Congresso vai ficar marcado por três conferências. A primeira, no dia 2, vai desenvolver o tema “Em busca de um cânone literário para a língua portuguesa”. No dia 3 o tema da conferência vai ser “Português: língua de conhecimento”. No último dia vai estar em discussão o “Multilinguismo em sociedades pós-coloniais: Subsídios para uma descolonização do discurso académico”.

Os três dias vão ainda contar com três mesas plenárias inseridas nas temáticas “A língua portuguesa na era digital e na sociedade de informação”, no dia 2, “O ensino da língua portuguesa: desafios da diversidade”, no dia 3, e “O português como língua literária: inovação, pluralidade, diversidade”, no dia 4.

Do programa do evento fazem ainda parte várias comunicações subordinadas aos temas “A língua portuguesa como idioma de conhecimento científico”, “Pluralidade e diversidade da língua portuguesa”, “O ensino da língua e da literatura”, “A língua portuguesa na era digital e na sociedade da informação” e “As dinâmicas de inovação da língua portuguesa”.

A música também vai fazer parte do congresso com o Ministro da Cultura de Cabo Verde, Mário Lúcio, num concerto que se realiza no dia 2 pelas 21h30 no Conservatório de Música de Coimbra. À mesma hora, mas já no dia 3, sobe ao palco do Teatro da Cerca de S. Bernardoa a peça “Mar Me Quer” pelo Teatro Meridional, a partir de texto de Mia Couto.

A não perder também o lançamento do livro “Biografia do Língua”, de Mário Lúcio Sousa, Ministro da Cultura de Cabo Verde e vencedor do Prémio Miguel Torga 2015. O lançamento decorre no dia 3 pelas 17h45.

Programa completo aqui.

Mais informações sobre o Congresso aqui.

Notícia relacionada Língua Portuguesa: uma língua de futuro