“Culturas estudantis, tradição e participação académica” e “Integridade Académica” na FEUC

07 outubro, 2020≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Integradas nas iniciativas de abertura do ano letivo 2020/21, realizam-se na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) duas sessões de debate que fazem apelo ao envolvimento de estudantes e da comunidade académica no seu conjunto.

A promoção de culturas estudantis plurais e respeitadoras dos Direitos Humanos, bem como a sensibilização dos/as estudantes para as questões da integridade académica, são valores fundamentais que a FEUC pretende socializar com os seus estudantes e a comunidade académica em geral.

Na quarta feira, dia 7 de outubro, pelas 16 horas, decorre no auditório da FEUC uma sessão sobre “Culturas estudantis, tradição e participação académica”, com as intervenções do docente da FEUC, Elísio Estanque, e de representantes dos projetos “Supera” e “Não é Não”. As questões relacionadas com o combate às desigualdades entre mulheres e homens no mundo académico (através da implementação de planos de ação para a igualdade de género), assim como a rejeição de todas as formas de assédio e violência sexual nas universidades (por meio de ações de sensibilização dos estudantes e de definição de estratégias de capacitação), vão ser objeto de discussão.

Na quinta feira, dia 8 de outubro, pelas 17 horas, decorre no auditório da FEUC a sessão sobre “Integridade Académica”, que vai contar com uma exposição inicial do Provedor do Estudante da Universidade de Coimbra, Paulo Peixoto, seguida de uma mesa redonda com representantes dos núcleos de estudantes da FEUC (Economia, Gestão, Sociologia e Relações Internacionais).

Os dois eventos – que têm transmissão em streaming, via canal youtube da FEUC – são complementares e apelam ao reforço da consciencialização e de respostas comportamentais em torno de questões que perpassam a sociedade em geral e o espaço universitário em particular.

FEUC