Diário As Beiras distingue personalidades e projetos ligados à Universidade de Coimbra

29 março, 2021≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

No âmbito do seu 27º aniversário, o Diário As Beiras distinguiu 12 personalidades e instituições pelo trabalho e projetos realizados no ano de 2020, e foram várias as figuras ligadas à Universidade de Coimbra (UC) em destaque.

O Prémio Investigação/Ciência foi atribuído ao consórcio Ageing@Coimbra, na pessoa de João Malva, investigador da Faculdade de Medicina da UC e coordenador científico do projeto. Recorde-se que o Ageing@Coimbra é um consórcio, coordenado pela UC, que visa a valorização do papel do idoso na sociedade e a aplicação de boas práticas em prol do seu bem-estar geral e de um envelhecimento ativo e saudável.

JoãoMalva

Manuel Antunes, catedrático da Faculdade de Medicina da UC e especialista em Cirurgia Cardíaca e Torácica, foi agraciado com o Prémio Carreira. Manuel Antunes é ainda responsável pela criação do centro de Cirurgia Cardiotorácica, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, que é considerado o melhor do país e um dos melhores do mundo.

ManuelAntunes

O Prémio Inovação foi atribuído ao investigador Jorge Almeida, professor e investigador da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e responsável pelo projeto “ContentMap”, que recebeu, em 2019, um financiamento de 1,8 milhões de euros do Conselho Europeu de Investigação. Foi a primeira vez que um projeto português na área da Psicologia arrecadou apoios desta entidade.

JorgeAlmeida - cópia

 

Margarida Mano, atual docente na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, recebeu o Prémio Ensino. Na Universidade de Coimbra desempenhou funções como administradora, pró-reitora e vice-reitora.

MargaridaMano

Em relação aos restantes premiados, de referir que o Prémio Cultura foi para a Fundação Inatel em Coimbra; o Prémio Turismo foi entregue à Entidade Regional Turismo Centro de Portugal; o Prémio Desporto foi atribuído ao Clube União 1919; o Prémio Carreira (a título póstumo) foi dado a João Ataíde; o Prémio Empreendedorismo destacou a Bluepharma; o Prémio Marca foi entregue à
Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra; o Prémio Diário As Beiras homenageou todos os profissionais de saúde e o Prémio Solidariedade distinguiu a Cooperativa Pedrinhas – Pedro Brazião Rodrigues.

Os vídeos relativos às entregas dos troféus vão estar disponíveis, ao longo dos próximos dias, na página de Facebook do Diário As Beiras.

 

Milene Santos
Nota: Imagens e informação retiradas da edição do dia 26 de março do Diário As Beiras.

 

 

Partilhe