Docente da FEUC vence “Prémio Res Publica” 2020

24 maio, 2021≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), Pedro Góis, foi galardoado com o 2º prémio da segunda edição do “Prémio Res Publica”. Atribuído pela Fundação Res Publica, o prémio, referente a 2020, teve como tema de fundo o “desafio demográfico”.

Segundo o autor agora distinguido, “o trabalho tem como título «A erosão do nacionalismo populacional no século XXI: Portugal contemporâneo como exemplo de uma moderna abordagem demográfica» e nele se discute a necessidade de abandonar o “nacionalismo demográfico” das nossas políticas públicas face ao bem comum maior que é o de repensar a demografia global e a nossa presença e impacto no Planeta. O trabalho será publicado em breve na revista Finisterra.”,

No próximo dia 25 de maio de 2021, pelas 18h00, decorrerá na sede da Fundação Res Publica, com transmissão na sua página do Facebook, a Sessão de Atribuição do Prémios Res Publica 2020.

Pedro Góis, é doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra, na especialidade de Sociologia da Cultura, do Conhecimento e da Comunicação. É atualmente Professor Auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

É investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde tem desenvolvido estudos na área das Migrações Internacionais. Nos últimos anos tem igualmente sido consultor de várias agências e instituições nacionais e internacionais na área das migrações. Tem vários livros e artigos publicados sobre emigração e imigração em Portugal e/ou na Europa, sobre emigração cabo-verdiana, ucraniana ou emigração brasileira.

FEUC