Duarte Nuno Vieira acompanha missão do Relator Especial da ONU para a Tortura nas Maldivas

20 novembro, 2019≈ 2 mins de leitura

© DR

Duarte Nuno Vieira, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), está a acompanhar a missão que Relator Especial das Nações Unidas para Tortura e outros Tratos ou Punições Cruéis, Desumanos e Degradantes vem a realizar na República das Maldivas, desde dia 15.

Foi o Governo das Maldivas (país insular do Oceano Índico) que convidou o Relator Especial das Nações Unidas para Tortura a visitar o país, para uma avaliação externa da situação no âmbito dos Direitos Humanos e formulação de recomendações. Duarte Nuno Vieira integra mais esta missão enquanto Consultor Forense Temporário do Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU, funções que exerce desde 2004 e que o têm levado a acompanhar os sucessivos relatores em dezenas de missões por países dos cinco continentes.

No âmbito desta deslocação, o professor catedrático da FMUC foi também convidado a visitar os serviços forenses das Maldivas, integrados na Polícia, tendo sido estabelecidas propostas de futuras colaborações formativas, envolvendo a área de Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Rui Marques Simões