“É tempo de falar do cérebro” com os investigadores do CNC e do iCBR da Universidade de Coimbra

24 fevereiro, 2021≈ 4 mins de leitura

O Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e o Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Universidade de Coimbra (UC), membros do consórcio de investigação CIBB, celebram mais uma vez, em março, a Semana Internacional do Cérebro. “É tempo de falar do cérebro” é o tema da edição deste ano, que pretende sensibilizar para a importância do estudo do cérebro e do seu papel fundamental numa vida saudável. Durante todo o mês vão ser dinamizadas atividades online:

De 15 a 26 de março, os investigadores do CIBB vão dinamizar sessões online com o objetivo de partilhar com o público a sua investigação em diversas áreas. Estas sessões estão abertas a grupos (escolas, associações de doentes, entre outros), que podem inscrever-se preenchendo o formulário disponibilizado em bit.ly/SICerebro, até dia 1 de março de 2021.

Para os dias dias 10, 17, 24 e 31 de março, das 18h00 às 19h30, está agendada a iniciativa “Brain Gain: À Descoberta das Neurociências”, uma acção dirigida a estudantes do ensino superior, com o objetivo de valorizar a área das Neurociências e inspirar os alunos a seguirem carreiras neste domínio. Esta iniciativa vai reunir profissionais de várias instituições e abordar quatro temas diferentes, um em cada dia: Neurociências e Tecnologia, Patologias do Cérebro e Terapias, Modelos de Estudo e Bioética e Profissões do Cérebro. As inscrições encontram-se abertas através do formulário disponível em bit.ly/BGNeurociencias. Esta atividade é financiada pela Sociedade Portuguesa de Neurociências (SPN).

Além destas iniciativas, serão também assinalados o Dia Mundial do Sono, dia 19 de março, e o Dia Mundial da Doença Bipolar, dia 30 de março, através da partilha de conteúdos de literacia em saúde.

Todas as iniciativas no âmbito da Semana Internacional do Cérebro serão divulgadas nas redes sociais do CNC e do iCBR (Facebook, Twitter e Instagram).

A Semana Internacional do Cérebro é uma iniciativa mundial coordenada, a nível global, pela Federação Europeia de Sociedades de Neurociências e pela Fundação DANA e, em Portugal,  pela SPN e pela agência Ciência Viva.

_BAW2021_Cartaz_Final_PT

CNC-UC