Empresa nascida na UC torna-se o quarto “unicórnio” português

Feedzai surgiu no DEI/FCTUC em 2008.

25 março, 2021≈ 3 mins de leitura

A Feedzai, empresa que deu os primeiros passos no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e esteve incubada no Instituto Pedro Nunes, onde ainda mantém a sua sede, atingiu o marco histórico de investimento, tornando-se assim uma empresa “unicórnio”. Há atualmente apenas quatro empresas portuguesas com este estatuto.

“É para nós um grande motivo de orgulho assistir ao enorme êxito de uma empresa que nasceu na FCTUC e tem na sua liderança e nos seus quadros brilhantes profissionais formados na Universidade de Coimbra. A notícia de hoje vem reconhecer o trabalho e o espírito de inovação destes profissionais e de uma empresa que cedo deu mostras da sua irreverência e ambição”, adianta o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão. “Este momento de grande relevância na vida da Feedzai é mais uma prova de que a formação na Universidade de Coimbra, e a ciência nela desenvolvidas, são de qualidade mundial. Tudo faremos para que outras empresas sigam este exemplo, que muito reforça o prestígio secular da Universidade de Coimbra, uma universidade que, ao longo de tantos séculos, sempre soube renovar-se e ser relevante para a sociedade”, acrescenta o Reitor da UC.

O investimento de cerca de 170 milhões de euros da empresa KKR fez com que a Feedzai seja agora avaliada em mil milhões de euros. O investimento, de acordo com a companhia sediada em Coimbra, vai agora ser usado para fortalecer a posição de liderança de mercado, com a aceleração da expansão global, o desenvolvimento das ofertas de produtos e o impulsionar a estratégia.

“A tecnologia da Feedzai é a base do comércio atual – os consumidores em todo o mundo querem experiências de pagamento rápidas, confiáveis e, acima de tudo, seguras. O mundo de hoje tem requisitos de digitalização mais rápidos e as instituições financeiras precisam de soluções confiáveis que prosperem neste novo ambiente digital”, disse Nuno Sebastião, antigo estudante da UC, atual CEO e Chairman da Feedzai. “Estamos muito entusiasmados por trabalhar com a KKR para trazer mais inovação para este espaço e para continuar a proteger os nossos clientes das ameaças relacionadas com o crime financeiro.”

A Feedzai, que integra nos quadros vários antigos estudantes da UC e tem, desde a sua fundação em 2008, com uma forte ligação ao “ADN UC”, é uma empresa portuguesa dedicada à inteligência artificial para prevenir e detetar fraude nos pagamentos em instituições financeiras.

Partilhe