Encontro com a escritora Conceição Evaristo promovido pelo CES

26 setembro, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa de Doutoramento em «Estudos Feministas» (CES/FLUC), em parceria com o programa de Doutoramento em «Pós-Colonialismos e Cidadania Global» (CES/FEUC), promove um Encontro em Coimbra com a escritora brasileira Conceição Evaristo, dia 30 de setembro de 2019, pelas 14h00, no Teatro Paulo Quintela da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Do programa fazem parte uma palestra proferida pela autora e a leitura de trechos de textos seus por Raquel Lima e Luciana Carmo (poetas/performers de spoken word). No final existirá espaço para debate com a assistência e, ainda, uma sessão de autógrafos.

Conceição Evaristo é escritora, ficcionista e ensaísta. Mestre em Literatura Brasileira pela PUC/Rio, Doutora em Literatura Comparada pela UFF. A sua primeira publicação (1990) foi na série «Cadernos Negros» do grupo Quilombhoje. Sete livros publicados, entre eles o vencedor do Jabuti, Olhos D’água (2015), quatro traduzidos para inglês, francês, espanhol e árabe.

Prémio do Governo de Minas Gerais pelo conjunto da sua obra; Prémio Nicolás Guillén de Literatura pela Caribbean Philosophical Association; Prémio Mestra das Periferias pelo Instituto Maria e João Aleixo (tudo isso em 2018!). Escritora homenageada em diversas Feiras Literárias, a mãe de Ainá – sua especial menina – nesse mesmo ano, teve três dos seus sete livros, aprovados no PNLD Nacional e também é a escritora Homenageada da Olimpíada de Língua Portuguesa pelo Itaú Social, em 2019. Neste ano, também publicou «Poemas da Recordação e Outros Movimentos», em edição bilíngue (Português/Francês), no Salão do Livro de Paris. Será homenageada pelo Prêmio Jabuti, como personalidade literária, ainda este ano.

CES