“Ensino Superior: Governo e Organização” em debate na UC

10 outubro, 2018≈ 3 mins de leitura

© DR

O Teatro Paulo Quintela recebe na sexta-feira, 12 de outubro, o primeiro evento do ciclo de conferências de análise e balanço do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) promovido pelo Conselho Geral da Universidade de Coimbra. “Ensino Superior: Governo e Organização” será o tema em debate, destacando-se a presença do perito internacional Luke Georghiou, vice-reitor da Universidade de Manchester (Reino Unido).

Esta conferência, dedicada à análise do modo de governo e de organização das instituições de ensino superior, será a primeira de um ciclo com o objetivo fazer o balanço do RJIES, onze anos depois da sua estrada em vigor. “O Conselho Geral da Universidade de Coimbra, órgão de reflexão estratégica, de orientação e de supervisão da Universidade, entendeu através da sua Comissão de Estratégia e Comunicação dever promover um ciclo de conferências destinado a permitir o repensar do atual regime jurídico, partindo da experiência vivida do seu funcionamento, da adequação ao contexto de mudança dos seus pressupostos, bem como das tendências para o futuro que se perfilam. Esta primeira conferência, com participantes nacionais e internacionais de reconhecido mérito, é dedicada a analisar o modo como se governam e se organizam as instituições do setor”, aponta o presidente do Conselho Geral da Universidade de Coimbra, João Caraça.

Em discussão estarão os tópicos “The future of research universities”, “Missão e natureza das instituições de ensino superior”, “As instituições de ensino superior e o governo: autonomia e regulação” e “O governo das instituições de ensino superior: órgãos uninominais e colegiais”. O evento, aberto à comunidade da Universidade de Coimbra e ao público em geral, inicia-se às 9:00, com uma intervenção do reitor da UC, João Gabriel Silva, e tem encerramento, a partir das 17:00, a cargo de João Caraça.

Conferencia Conselho Geral 12Out

Rui Marques Simões