Equipa da UC é uma das vencedoras do Concurso BfK Ideas 2020

O projeto que venceu o BfK Ideas 2020 na categoria "Soluções Tecnológicas para Prevenção, Deteção e Tratamento da Covid-19" vem da Universidade de Coimbra e chama-se Spiro4MALAIDS.

26 julho, 2021≈ 4 mins de leitura

© DR

O projeto de investigadores da Universidade de Coimbra, Spiro4MALAIDS, foi um dos premiados na edição de 2020, a quinta, do programa Born from Knowledge Ideas, promovido pela ANI, e que visa impulsionar a transferência de conhecimento para o tecido empresarial, e que se realizou a 15 de julho.

Numa edição ainda marcada pela pandemia, o júri decidiu premiar dois projetos de saúde, na categoria “Soluções Tecnológicas para Prevenção, Deteção e Tratamento da Covid-19”, e um deles foi o Spiro4MALAIDS, da Universidade de Coimbra, que descobriu uma molécula promissora que, além de inibir o HIV-1 e o HIV-2 também mostrou ser ativa contra estirpes multirresistentes do mesmo vírus. Provou, igualmente, ser ativa contra vários vírus respiratórios como, por exemplo, o influenza.

Um software que recorre à Inteligência Artificial para ligar o setor aeronáutico em Blockchain e que promete patrocinar a primeira transferência entre aeronaves no mundo; uma tecnologia que filtra 85% dos óleos e gorduras alimentares presentes na água, reduzindo a poluição que os mesmos causam; e um jogo que pretende devolver a motivação ao ensino. Eis três das ideias nascidas da investigação científica e tecnológica realizada em Instituições de Ensino Superior portuguesas e que foram distinguidas no concurso.

Na presente edição, adiada por causa da pandemia, estiveram a concurso 33 projetos, distribuídos por seis categorias: Inteligência Artificial e Tecnologias Avançadas de Produção; Recursos Naturais, Ambiente, Energia e Mobilidade Sustentável; Saúde e Bem-Estar; Turismo, Indústrias Culturais e Criativas; Recursos naturais para a valorização do interior; e Soluções Tecnológicas para Prevenção, Deteção e Tratamento da Covid-19.

Spiro4MALAIDS – E se houvesse um medicamento para inativar diferentes tipos de vírus e parasitas intracelulares como o da Malária?
O risco de uma nova pandemia não desaparecerá com o controlo global da Covid-19. Há outros vírus com potencial de criar uma situação como a que hoje vivemos ou até mais grave. Spiro4MALAIDS resulta da descoberta de novas espiro-β-lactamas com notável atividade contra vírus como o HIV, o Influenza, e parasitas como o que provoca a Malária, por exemplo.
BSS-730A tem, segundo Nuno Alves, um dos promotores, um perfil “farmacoterapêutico revolucionário”.
Neste momento, existe já um pedido de patente nos Estados Unidos e na Europa e o objetivo da equipa de investigadores é arrancar com testes in vivo para, até o final de 2023, começarem os ensaios clínicos de primeira fase.
O projeto que venceu o BfK Ideas na categoria “Soluções Tecnológicas para Prevenção, Deteção e Tratamento da Covid-19” vem da Universidade de Coimbra e tem como prioridade a constituição de uma start-up para poder concorrer a apoios financeiros e continuar a desenvolver-se.

Mais informações aqui.

Reveja o evento aqui.