Escola de Verão “Como ser astronauta” decorre a 19 e 20 de julho

A edição deste ano decorre em modo 100% online e é dirigida a alunos do ensino secundário, do 10º ao 12º ano.

23 junho, 2021≈ 2 mins de leitura

Nos próximos dias 19 e 20 de julho realiza-se mais uma edição da Escola de Verão “Como ser astronauta”, organizada conjuntamente pelo Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) de Coimbra, pelo Observatório Geofísico e Astronómico da UC e pela ESA-BIC.

A edição deste ano decorre em modo 100% online e será dirigida a cerca de 50 alunos do ensino secundário, do 10º ao 12º ano. As inscrições estão abertas e disponíveis aqui.

O objetivo principal é motivar estudantes a participar na próxima seleção de astronautas da ESA que ocorrerá no final da década. Através das atividades propostas pretende-se transmitir informação sobre os critérios de seleção de astronautas. A escola será dividida em módulos onde vão ser abordados alguns dos principais domínios do processo de seleção de astronautas: fisiologia, experiência de voo, línguas estrangeiras, formação académica, técnica e científica, psicologia, habilidade para trabalhos de construção e de reparação e atividades físicas.

Os participantes terão ainda a possibilidade de contactar com empresas e instituições públicas nacionais com ligação ao setor espacial.

O programa da iniciativa, bem como mais informações, estão disponíveis em https://www.lip.pt/events/2021/Como-ser-astronauta/

Milene Santos