Escola Molecular da FCTUC em foco na revista Chemistry Teacher International

10 fevereiro, 2021≈ 2 mins de leitura

O projeto pioneiro da Escola Molecular, a primeira escola pré-universitária de Química em Portugal, promovida pela Molecular JE, Júnior Empresa do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), é tema de um artigo publicado esta semana na revista científica Chemistry Teacher International.

O artigo “Molecular School – a pre-university chemistry school” (disponível em https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/cti-2020-0013/html) centra-se na experiência da organização da primeira edição da Escola Molecular no Departamento de Química da FCTUC, realizada em 2019, concluindo que “o ensino de Química através de novas abordagens não-formais se revelou uma poderosa ferramenta de literacia científica, dado o entusiasmo compartilhado pelos alunos após cada sessão”.

Composta por aulas teóricas, palestras e atividades laboratoriais (lecionadas e coordenadas na sua maioria por investigadores e docentes da FCTUC), a Escola Molecular dirige-se aos alunos do 10.°, 11.° e 12.° anos do ensino secundário, com o objetivo de lhes mostrar diferentes áreas de aplicação prática da Química, desenvolvendo o gosto por esta ciência fundamental. A sua 3.ª edição já está a ser preparada pela Molecular JE, Júnior Empresa do Departamento de Química da Universidade de Coimbra, devendo decorrer no primeiro semestre de 2021, essencialmente em formato online.

Rui Marques Simões