Espetáculo multimédia levou mais de 17 mil pessoas à UC

26 julho, 2018≈ 3 mins de leitura

© UC

Depois de terem conquistado os 2700 convidados para a sessão inaugural, a 15 de julho (parte da cerimónia de abertura dos Jogos Europeus Universitários 2018, que decorrem em Coimbra até sábado, 28), os espetáculos de videomapping continuaram a cativar grandes molduras humanas ao longo de toda a semana. A exibição de “A Luz do Jogo” e “UC: Uma História de Luz”, entre 15 e 21 de julho, foi um sucesso: no total, assistiram ao evento multimédia mais de 17 mil pessoas.

Em exibição, além de “A Luz do Jogo”, um espetáculo de multimédia inédito dedicado ao desporto universitário (a propósito do grande evento multidesportivo que decorre, por estes dias, na cidade), esteve “UC: Uma História de Luz”, videomapping criado em 2015, no âmbito das comemorações do 725.º aniversário da Universidade de Coimbra. Ambos os espetáculos foram criados e produzidos pelo ateliê OCUBO. Exibidos no âmbito do Jogos Europeus Universitários 2018, foram parcialmente financiados pelo programa Erasmus + da União Europeia.

Se a “A Luz do Jogo” apresentava as 13 modalidades dos Jogos Europeus Universitários 2018 de forma única, dinâmica e contemporânea (com a projeção a iniciar-se com imagens do interior do laboratório de biocinética, onde os atletas da Universidade de Coimbra se prepararam para a competição), “UC: Uma História de Luz” promovia uma viagem no tempo, pela história da instituição, com dois estudantes como guias. Foi essa expedição pelo património cultural, histórico e arquitetónico impar da UC que, como em 2015, deixou os espectadores de olhar fixo nas fachadas mais emblemáticas do Paço das Escolas até ao soar do último F-R-A. Este espetáculo obteve em 2017 o Prémio da Gala dos Eventos na categoria Evento de Comemoração ou Convenção.

Rui Marques Simões