Estudante da Universidade de Coimbra ganha bolsa Fulbright para Investigação

13 maio, 2021≈ 3 mins de leitura

© DR

Bruna Coelho, estudante de mestrado em Antropologia Social e Cultural da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), e membro da rede de pesquisa internacional Sci-Tech Asia, acaba de ser premiada com uma bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

Com esta bolsa, que tem a duração de quatro meses, a aluna do Departamento de Ciências da Vida da FCTUC vai realizar investigação na New York University sob a coordenação do Professor Emérito Harvey Molotch, sociólogo americano que conduz pesquisas sobre questões de crescimento e segurança urbana, bem como sobre design e desenvolvimento de produtos.

O projeto de mestrado de Bruna Coelho, intitulado Public Toilets in the Feminine: Portuguese Female Users’ Perspectives on Public Toilets and the International Movement Calling for Adoption of Gender Norms, «explora o movimento internacional pela adaptação de diretivas de género no design e na manutenção de casas de banho públicas, propondo uma análise inovadora da situação dos sanitários públicos urbanos em Portugal. Se mais de metade da população global ainda vive sem saneamento seguro, também é verdade que a situação dos sanitários públicos em países afluentes como Portugal está longe de responder às ansiedades dos seus utilizadores, especialmente as mulheres», afirma a estudante.

Trata-se de um trabalho pioneiro «na forma como utiliza metodologias etnográficas para dar voz ao ponto de vista das mulheres portuguesas e suas sugestões sobre como se pode tornar as casas de banho públicas num espaço mais feminino», sublinha o orientador do projeto, o docente Gonçalo D. Santos.

O Programa Fulbright para investigadores, estudantes e outros profissionais é o mais antigo e importante programa de intercâmbio académico internacional patrocinado pelo governo dos Estados Unidos da América.

Cristina Pinto