Estudos da UC sobre esquizofrenia e doença bipolar premiados nos Janssen Neuroscience RWE Awards 2019

29 maio, 2019≈ 4 mins de leitura

© DR

Duas equipas de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) foram distinguidas nos Janssen Neuroscience RWE Awards 2019, que premiam trabalhos científicos na área clínica da psicose. Os estudos “Biomarcadores de neuroimagem em fases iniciais da doença mental grave – esquizofrenia e doença bipolar” e “Treatment-resistant schizophrenia: clinical outcomes & predictors of response to clozapine”, desenvolvidos por equipas do Coimbra Institute for Biomedical Imaging and Translational Research (CIBIT), do Instituto de Psicologia Médica (ambos da Faculdade de Medicina da UC) e do Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) conquistaram, no fim-de-semana, os 1.º e 2.º Prémios na categoria Séries Clínicas.

João Valente Duarte, Nuno Madeira, Ricardo Martins, Gabriel Costa e Miguel Castelo-Branco, do CIBIT, são os autores do trabalho “Biomarcadores de neuroimagem em fases iniciais da doença mental grave – esquizofrenia e doença bipolar”, que conquistou o 1.º Prémio na categoria Séries Clinicas. Este estudo foi desenvolvido no âmbito do projeto nacional PAC/MedPersyst, coordenado por Miguel Castelo-Branco, queprocura identificar biomarcadores de imagem, genéticos e bioquímicos em doenças neuropsiquiátricas e neurodegenerativas. E permitiu identificar (através de técnicas informáticas de análise de ressonância magnética) características específicas da esquizofrenia e da doença bipolar, aumentando o conhecimento sobre como estas enfermidades afetam o cérebro. A identificação desses biomarcadores poderá ajudar os clínicos a melhores diagnósticos na fase inicial destas doenças (período em que é difícil a sua distinção na prática clinica, sobretudo quando predominam sintomas psicóticos na doença bipolar).

Por sua vez, o 2.º Prémio na categoria Séries Clínicas foi atribuído ao trabalho “Treatment-resistant schizophrenia: clinical outcomes & predictors of response to clozapine”, de Verónica Carvalho, Vítor Santos, Maria João Martins, David Mota, Alexandre Mendes, António Bajouco e Miguel Bajouco. Verónica Carvalho, aluna do 6.º ano de Medicina da FMUC, desenvolveu este estudo, com pacientes de esquizofrenia com resistência ao tratamento de primeira linha, no âmbito da sua tese de Mestrado Integrado em Medicina. O trabalho premiado demonstrou que há vantagens em implementar serviços clínicos especializados, como aquele em que decorreu o estudo – a Unidade de Cuidados Avançados na Esquizofrenia Resistente ao Tratamento do CRI de Psiquiatria do CHUC –, no tratamento deste tipo de situações. A equipa de investigação da FMUC e do CHUC, coordenada por Miguel Bajouco, conseguiu também identificar características clínicas e biológicas associadas a uma melhor resposta à Clozapina (a única alternativa ao tratamento de primeira linha). Os resultados alcançados poderão ajudar a compreender de modo mais preciso os mecanismos da doença e conduzir ao desenvolvimento de estratégias de tratamento personalizado, permitindo melhorar a situação clínica e o funcionamento psicossocial destes doentes.

Instituídos pela Janssen-Cilag Farmacêutica, os Janssen Neuroscience RWE Awards têm o objetivo de promover a investigação na área clínica da psicose.

Rui Marques Simões