Estudos feministas e de género em destaque na FLUC

A 3 de novembro decorre um seminário aberto com o tema feminicídio: uma análise da legislação brasileira.

03 novembro, 2016≈ 3 mins de leitura

© DR

A Universidade de Coimbra (UC) foi o local escolhido para receber o 2.º Colóquio Internacional de Estudantes de Mestrado e Doutoramento em Estudos Feministas / Estudos de Género / Estudos sobre as Mulheres.

A sessão de abertura teve como convidada a professora de Estudos de Género da Universidade de Utrecht, Gloria Wekker, com a palestra “White Innocence in the Academy”. Segundo a organizadora do evento, Catarina Martins, “este é um momento que demonstra grande força e a importância que os estudos feministas estão a ganhar no contexto atual”.

A iniciativa do colóquio partiu do departamento de Estudos Feministas da Faculdade de Letras da UC em parceria com o Centro de Estudos Sociais da UC (CES). “O programa possui uma potencialidade de internacionalização e mostra o papel importante na reunião destas pessoas para a troca de experiências no âmbito destes estudos”, realça Catarina Martins .

A presença de participantes de diversas nacionalidades marcou o evento e prova a importância do tema em diferentes contextos culturais. “A UC aparece com um papel pioneiro em dar voz a pessoas com formação nestas áreas, além de ocupar um espaço entre diferentes âmbitos do saber para os estudos feministas”, destaca a organizadora. “Discutir estes assuntos num contexto atual é pensar os rumos que o feminismo está a tomar”, sublinha Catarina Martins.

O colóquio teve início a 21 de outubro, com várias sessões. A 3 de novembro, decorre um seminário aberto com o tema feminicídio: uma análise da legislação brasileira. Á oradora convidada é Alice Bianchini, doutora em Direito penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. O evento tem início previsto para as 16 horas na Sala da Providência na FLUC.

“O programa de doutoramento de estudos feministas é único em Portugal”, destaca Catarina Martins, o que prova, de acordo com a responsável, o potencial de internacionalização e a importância destes estudos.

Reportagem de Fabíola Pretel, estudante de Jornalismo e Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.