“Evolução, Crenças, Deuses, e Teorias da Conspiração” no Ciência às Seis

23 abril, 2021≈ 4 mins de leitura

Na próxima terça-feira, 27 de abril, realiza-se a palestra “Evolução, Crenças, Deuses, e Teorias da Conspiração: o que nos diz a ciência? “, por Rui Diogo, Professor e Investigador na Howard University, em Washington DC, Estados Unidos.

A sessão, com início pelas 18h00, insere-se no ciclo “Ciência às Seis! (temporada 5)”, coordenado por Carlos Fiolhais em colaboração com António Piedade. O evento online destina-se a todo o público, havendo oportunidade para questões no final.

Para aceder à sessão via zoom basta entrar no evento criado no site e no Facebook, ou entrar na reunião Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82159079173 (ID da reunião: 821 5907 9173).

Resumo da sessão:
É natural que os humanos perguntem “Por quê?” e, em seguida, apresentem respostas. Se perguntarmos às crianças por que existem rios, elas poder-nos-ão dizer que é para que possamos beber água. Elas desenham o Sol com um rosto sorridente – retratando-o não como um objeto inanimado, mas como um ser com propósito. E, ao contrário do que se pensava até há pouco tempo, outros animais partilham algumas dessas nossas características, incluindo traços morais, como o altruísmo. Nesta palestra vou apresentar informações de diversos campos científicos que mostram que as nossas crenças incluem aspectos presentes em muitas outras espécies, aspectos esses que permitem responder a perguntas como: De onde vêm as nossas crenças do ponto de vista evolutivo? Há algo unicamente humano em pelo menos algumas delas? Existem relações entre saúde, bem-estar e religiosidade? Empiricamente, as pessoas religiosas tendem a ser mais altruístas ou, pelo contrário, mais egoístas? E o que é que as teorias da conspiração têm a ver com a religião? Terão alguma coisa em comum?

Biografia:
Rui Diogo, biólogo e antropólogo, e professor e investigador na Howard University, Washington DC (a universidade onde estudou a vice-presidente dos EUA Kamala Harris). Apaixonado pela ciência, pela vida, e por viajar e descobrir o planeta, deu palestras e disseminou ciência em mais de 60 países, sendo reconhecido por abordar questões científicas e sociais amplas usando dados empíricos de vários campos da ciência. Autor de mais de 150 artigos, dos seus 20 livros destaca-se “Evolution Driven by Organismal Behavior”, que foi listado entre os dez melhores livros sobre evolução de 2017.

Milene Santos (com Rómulo)