Explore o mundo das plantas colaborando com o Herbário da Universidade de Coimbra

Explorator é um projeto de Ciência Cidadã para a informatização dos exemplares de plantas de todo o mundo que constituem Herbário da Universidade de Coimbra.

22 abril, 2020≈ 3 mins de leitura

© DR

Para assinalar o dia Mundial da Terra o Herbário da Universidade de Coimbra (UC), que celebra este ano o seu 140º aniversário, lança o projeto “Explorator. Explore o mundo das plantas”.

O Herbário da UC constitui a maior coleção biológica nacional possuindo c. 800.000 exemplares de grande relevância científica global.

A troca eletrónica da grande quantidade de informação contida nos exemplares facilita o acesso à mesma através da internet e acelera a investigação. O Herbário uniu-se ao esforço global para a informatização das suas coleções. Constitui uma estrutura de investigação que opera em acesso aberto e o seu Catálogo online tem milhares de consultas mensalmente.

Informatizar coleções biológicas de grandes dimensões constitui um processo moroso. Foi construída, por isso, uma rede colaborativa abrangente para que os cidadãos possam participar neste trabalho. A Comissão Europeia tem promovido a Ciência Cidadã como forma de democratizar a ciência, aproximar a academia e a sociedade, promover a literacia científica e a participação ativa do público em decisões.

Existe um número muito reduzido de projetos de Ciência Cidadã a nível mundial para a informatização de herbários. O Explorator dispõe de algumas caraterísticas únicas que permitem a integração da colaboração cidadã no Catálogo online do Herbário.

O projeto é uma colaboração entre o Herbário e o Departamento de Engenharia Informática da UC no âmbito da infraestrutura PORBIOTA.

Pode participar ou saber mais sobre o projeto aqui.

Herbário da UC