Fundo norte-americano financia investigação da Universidade de Coimbra na área da Doença de Machado-Joseph

O Richard Chin and Lily Lock Machado-Joseph Research Fund vai atribuir ao grupo de investigação liderado por Luís Pereira de Almeida uma verba de 20 mil dólares anuais, ao longo de cinco anos.

22 novembro, 2017≈ 2 mins de leitura

© DR

A Universidade de Coimbra (UC) e o fundo privado norte-americano Richard Chin and Lily Lock Machado-Joseph Research Fund vão assinar um protocolo de mecenado, destinado a financiar investigação na área da Doença de Machado-Joseph.

O acordo estabelece o financiamento do trabalho de investigação realizado pelo grupo liderado pelo docente e investigador Luís Pereira de Almeida na Universidade de Coimbra. Assim, ao longo de cinco anos, o Richard Chin and Lily Lock Machado-Joseph Research Fund vai atribuir a este grupo de investigação da UC uma verba de 20 mil dólares anuais.

Este financiamento internacional, afirma Luís Pereira de Almeida, também investigador do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), vai contribuir para «apoiar a investigação com vista ao esclarecimento do mecanismo da doença de Machado-Joseph e avaliação de potenciais terapias, em busca de uma cura para esta doença que aflige e causa enorme sofrimento nos doentes em Portugal e no mundo».

A Doença de Machado-Joseph é uma doença hereditária incurável e fatal, de grande prevalência nos Açores.

A cerimónia de assinatura do protocolo tem lugar a 24 de novembro, às 12 horas, na Sala do Senado.

Cristina Pinto