Gala de Encerramento dos 130 Anos da AAC acontece a 2 de novembro no TAGV

As comemorações do 130.º aniversário da Academia de Coimbra têm um "balanço positivo" para o presidente dos estudantes, Alexandre Amado.

31 outubro, 2018≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A Associação Académica de Coimbra (AAC) encerra as comemorações do 130.º aniversário com uma gala no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV). O espetáculo, marcado para 2 de novembro, pelas 21 horas, tem entrada livre e pretende ser um momento para “recordar, homenagear e comemorar a história da instituição com todos os que, de alguma forma, fazem parte dela”.

O presidente da Direção-geral da AAC, Alexandre Amado, destaca que, durante o evento, vai acontecer “uma demonstração da história da AAC, até aos dias de hoje, traçando os principais momentos” da Academia. O dirigente estudantil destaca o contributo de algumas secções da casa, bem como “uma homenagem a Rui de Alarcão”.

Quanto às iniciativas previstas para as comemorações dos 130 anos da AAC, Alexandre Amado refere que há algumas “que estão ainda em curso e que serão concluídas já depois da gala”. O estudante salienta o mural na Rua Padre António Vieira, que está dependente de autorizações da Câmara Municipal de Coimbra. O presidente da DG/AAC acrescenta ainda que “o livro sobre o movimento associativo não pode ser levado à conclusão” já que estava a ser “coordenado pelo reitor Rui de Alarcão”.

Em jeito de balanço do ano 130 da Academia de Coimbra, Alexandre Amado não deixa de considerar que foi “muito positivo”. “Há muitas razões para estarmos orgulhosos”, adianta. “Desde a rejeição da fundação, aos Jogos Europeus Universitários, à diminuição das propinas e o referendo da garraiada”, Alexandre Amado destaca ainda “a reforma interna” desenvolvida dentro da casa. “Aprovámos dois regulamentos que detalham o funcionamento em termos financeiros e de secretaria. Trouxemos inovações que honram a história da AAC”, conclui.

A AAC assinala mais um aniversário no sábado, 3 de novembro.

Os bilhetes para o espetáculo de 2 de novembro são gratuitos e podem ser levantados na bilheteira do TAGV, entre as 17 e as 22 horas. Mais informações sobre o evento aqui.

Marta Costa