Green Project Awards distinguem Laboratório MAREFOZ da Universidade de Coimbra

28 agosto, 2020≈ 3 mins de leitura

© DR

É mais um prémio para a Universidade de Coimbra no campo da sustentabilidade: o Laboratório MAREFOZ (instalado na Figueira da Foz) é o vencedor dos Green Project Awards 2018, na categoria Mar.

A distinção, anunciada este mês, “enche-nos de satisfação pelo reconhecimento que representa em relação ao projeto do MAREFOZ, uma aposta da Universidade de Coimbra, do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, da Câmara Municipal da Figueira da Foz e da Incubadora de Empresas da Figueira da Foz – Indústria do Mar. É um estímulo para que possa continuar a dar passos seguros e a contribuir para o desenvolvimento da economia do mar e da economia azul na Região Centro de Portugal”, afirma o diretor do Laboratório, João Carlos Marques.

Os Green Project Awards distinguem, na categoria Mar, “projetos, produtos ou serviços que representem soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável das atividades económicas, tradicionais ou emergentes em ambiente marinho e que associem a economia do mar e a economia azul à proteção do património natural, incluindo a gestão do risco associado aos novos usos do mar, a investigação científica e a investigação e desenvolvimento empresarial”. Foi esse perfil que levou à distinção do Laboratório MAREFOZ.

“Este Laboratório Avançado tem vindo a desenvolver uma intensa atividade de investigação e transferência de conhecimento, beneficiando da sua localização da Incubadora de Empresas da Figueira da Foz. Paralelamente, através do apoio científico a iniciativas do município da Figueira da Foz, o MAREFOZ tem procurado contribuir para o desenvolvimento sustentável da região”, explica João Carlos Marques.

A infraestrutura, inaugurada em 2016, “tem procurado, numa perspetiva inovadora, contribuir para o desenvolvimento de projetos, produtos e serviços que possam associar a economia do mar à economia azul, valorizando e protegendo o património natural. A isto acresce a manutenção regular de programas de monitorização e proteção dos ambientes marinhos e estuarinos e de combate à poluição, promovendo simultaneamente a consciencialização, nomeadamente das camadas mais jovens, para a importância do mar”, acrescenta o responsável.

Os Green Project Awards são uma iniciativa conjunta da Agência Portuguesa do Ambiente, da Quercus e da GCI que premeia as boas práticas nacionais em matéria de sustentabilidade nas categorias Agricultura e Floresta; Urbes; Inovação e Economia Circular; Mar; Turismo; Iniciativa Jovem; e Inovação Social e Mobilização.

Rui Marques Simões