Iniciativa “De volta ao rural ou como reforçar a coesão da cidade regional?” acontece de 24 de setembro a 3 de outubro

21 setembro, 2020≈ 4 mins de leitura

De 24 de setembro a 3 de outubro vai ter lugar a iniciativa “De volta ao rural ou como reforçar a coesão da cidade regional?”, que congrega as Terras de Sicó, com os seis municípios parceiros, a Universidade de Coimbra, através de diferentes unidades orgânicas, e a Cátedra UNESCO Diálogo Intercultural em Patrimónios de Influência Portuguesa.

Logo no primeiro dia realiza-se o colóquio homónimo da iniciativa que pretende pôr à discussão a valorização do interior e a centralidade do rural, com abordagens de ordem política, científica, administrativa e técnica. Ao colóquio seguem-se dois eventos organizados num Laboratório intitulado ForSicó.onSicó@Sicó: um deles para promover uma perceção crítica do território e das aldeias do calcário; o outro para proporcionar o contacto com a realidade das aldeias do xisto – Ferraria de São João – através de workshops e ações de capacitação e cocriação com atores locais.

O Colóquio, que vai ter lugar no Centro de Negócios de Ansião, é público e de acesso gratuito, porém, e de forma a cumprir todas as normas de segurança, os 3o lugares disponíveis devem ser ocupados perante inscrição obrigatória através do e-mail geral@terrasdesico.pt, até às 18h do dia 23 de setembro.

O território da região de Sicó é o objeto da iniciativa e o objetivo da sua valorização assenta na inovação. Inovação para reforçar a atratividade deste território, tanto do ponto de vista da visitação e tirando partido das forças nele instaladas – nomeadamente o património cultural e natural –, como do ponto de vista da fixação de pessoas por via do emprego e da residência.

O palco inicial é a investigação em curso no Mestrado em Reabilitação Urbana Integrada, através dos seus estudantes e docentes, dedicada aos núcleos urbanos em espaço rural e aos modelos de desenvolvimento de base local. Juntar-se-á a investigação a desenvolver por estudantes do Mestrado Integrado em Arquitetura a partir de dois seminários de investigação, um intitulado Aldeias do Calcário. Estratégia e táticas para reforçar a coesão de uma rede urbana em espaço rural, com incidência direta nas aldeias do calcário. O segundo, de carácter teórico-reflexivo e intitulado Transformação das paisagens humanizadas. Desafios, paradigmas e atores, terá especial incidência nos desafios do património, das alterações climáticas e da participação cidadã.

De volta ao rural - Cartaz do Colóquio

Consulte as notas biográficas dos palestrantes: Bios

Mais informação da iniciativa: _Brochura-programa