Investigador da UC vence Prémio Pfizer 2019 na categoria Investigação Básica

14 novembro, 2019≈ 3 mins de leitura

© DR

A investigação liderada por João Peça, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e docente no Departamento de Ciências da Vida, FCT, Universidade de Coimbra, na área do autismo, foi indicada pelo júri da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa como o Prémio Pfizer 2019 – Investigação Básica.

“Com este estudo pretendemos ter um conhecimento mais profundo sobre determinados aspetos importantes da patologia do autismo. O nosso trabalho é o primeiro a olhar para o gene GPRASP2 em detalhe. Achamos que este é um alvo interessante pois poderá ser utilizado na regulação de múltiplas formas desta doença”, adianta João Peça. Recorde-se que este trabalho foi também recentemente publicada na revista Nature Communications.

A cerimónia da entrega dos prémios realiza-se na tarde de hoje (14 de novembro), no Teatro Thalia, em Lisboa, contando com a presença do presidente da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, Luís Graça e do diretor-geral da Pfizer Portugal, Paulo Teixeira. A cerimónia vai ser transmitida em live streaming na página de Facebook da Sociedade de Ciências Médicas (https://www.facebook.com/sociedadedascienciasmedicasdelisboa/), a partir das 18h00.

A 63ª edição dos Prémios Pfizer – o mais antigo galardão na área da Investigação Biomédica atribuído em Portugal, com o objetivo de contribuir para a dinamização da investigação em ciências da saúde no nosso país – premiou também, na categoria Investigação Clínica, Guadalupe Cabral, investigadora do Centro de Estudos de Doenças Crónicas (CEDOC) da NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa, com um trabalho na área do cancro da mama, uma das principais causas de morte por cancro de mulheres jovens.

Criados em 1956, os Prémios Pfizer já premiaram mais de 650 investigadores em Portugal. Este ano, o prémio para cada um dos projetos vencedores terá um valor de 25.000 euros.

A palestra de abertura da cerimónia de entrega dos Prémios, sob o tema “A saúde da Ciência”, vai estar a cargo de Nadim Habib, Mestre em Economia pela London School of Economics, consultor internacional nas áreas de estratégia, inovação e criatividade e atualmente Professor Auxiliar convidado na Nova SBE (mais informações sobre o evento aqui).

Mais informações sobre os Prémio Pfizer aqui.

Milene Santos (com Prémio Pfizer)