Jardim Botânico da UC recebe ação simbólica da Embaixada da Índia

04 junho, 2019≈ 4 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente e do 150.º aniversário do nascimento de Mahatma Gandhi, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (UC) recebe amanhã (quarta-feira, dia 5) uma ação simbólica de plantação de árvores promovida pela Embaixada da Índia em Portugal. O evento decorre a partir das 11h30, com a presença de S.E. K. Nandini Singla,  Embaixadora da Índia em Portugal, de Delfim Leão, Vice-Reitor da UC para a Cultura e a Ciência Aberta, e de Domingos Xavier Viegas, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), natural de Goa.

Profundamente sensibilizada pelos graves incêndios florestais que têm afetado Portugal nos últimos anos e tendo em consideração a atividade de investigação nesta temática que tem sido desenvolvida na Universidade de Coimbra pela equipa liderada por Domingos Xavier Viegas, a Embaixada da Índia decidiu associar-se à UC para promover uma ação evocativa do Dia Mundial do Ambiente e da figura de Gandhi (que sempre mostrou um grande empenho na promoção de uma politica de paz e harmonia entre as pessoas e com a Natureza). A iniciativa consistirá na plantação simbólica de um conjunto de árvores representativas da flora natural da Índia (Zyzygium jambos, conhecida Rose Apple, Malabar Plum ou Jambo) e de Portugal (Medronheiro, Pilriteiro e Zêlha). Na cerimónia também estarão presentes estudantes e investigadores da UC originários da Índia.

“Esta é uma iniciativa muito importante para o nosso País e para a UC, pelo seu significado e simbolismo. Estamos a lembrar e a homenagear a memória de Gandhi, que foi um promotor de reformas sem violência e da convivência entre as pessoas, os restantes seres vivos e a natureza, de modo a preservar o legado que recebemos. Por outro lado, estamos a comemorar o Dia Mundial do Ambiente, lembrando os terríveis incêndios que assolaram Portugal há precisamente dois anos e, de forma simbólica damos um pequeno contributo para que a natureza e o ambiente se conservem”, destaca Domingos Xavier Viegas, diretor do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais, da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial, instituição ligada ao Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

“Ao mesmo tempo, a Embaixada da Índia reconhece o trabalho de investigação que se tem realizado na nossa Universidade, na temática dos incêndios florestais, por parte de uma equipa multidisciplinar que é liderada por mim, que sou natural de Goa (Índia). Oxalá esta ação permita incentivar e reforçar a colaboração que já existe – mas que pode ser claramente alargada, entre os nossos dois países, nomeadamente no âmbito da ciência”, conclui o Professor Catedrático da FCTUC.

A receção da comitiva da Embaixada da Índia será feita pelas 11h15, no Terraço Júlio Henriques (entrada do Jardim Botânico junto ao Portão dos Arcos).

Rui Simões